Um Ano Inesquecível Verão Filme

‘Um Ano Inesquecível: Verão’ respeita o carnaval, mas foge demais da realidade

Bruno Oliveira

O Prime Video resolveu adaptar o livro nacional ‘Um Ano Inesquecível’, de 2015. A obra possui quatro histórias, escritas por quatro autoras diferentes. ‘Verão’, escrito por Thalita Rebouças; ‘Outono’ escrito por Babi Dewet; ‘Inverno’ escrito por Paula Pimenta; e ‘Primavera’ escrito por Bruna Vieira. Além disso, cada conto desse é representado por um filme e o primeiro a ser lançado foi ‘Verão’.

Leia mais:

Inha (Lívia Inhudes) é uma menina do interior que odeia o carnaval e que sonha estudar moda em Paris. Para esse sonho se concretizar, ela precisa mostrar até o fim do ano alguma experiência na prática. Ao saber que a famosa estilista Carrie Catherine (Mariana Rios) está no Brasil criando as fantasias da Portela, ela vê uma oportunidade única para conhecer quem idolatra e tentar mostrar seu valor a ela. Durante essa aventura, ainda conhecerá Guime (Micael Borges), um escultor do qual acabará se apaixonando.

Um Ano Inesquecível Verão Filme

Uma fantasia de Carnaval

Esse definitivamente não é um dos meus estilos preferidos de filme, mas sempre tento ponderar e tento assisti-lo com outra ótica. Fiz isso aqui e mesmo assim é possível notar uma grande quantidade de altos e baixos e uma forçação de barra digna de contos de fada. Tudo funciona de primeira para nossa protagonista Inha (e afinal, que nome é esse?). Ela não tem nenhuma dificuldade, ela não perde nada, ela chega, toma um não na cara e com a lábia dela consegue convencer todo mundo em sua volta. Uma típica carioca que consegue levar tudo na malandragem e no papo.

Em uma única semana de trabalho ela consegue um emprego, ganha a moral de uma famosa cantora que é rainha de bateria e ainda consegue, na base da insistência, ser a principal funcionária de uma das maiores estilistas do mundo. Ela consegue em um curto espaço de tempo o que não conseguiu a vida toda e tem muito mais, só que o resto fica para vocês conferirem. O meu porém com isso tudo é que ela é boa, mas não fracassa em momento nenhum. Não há crescimento dessa forma e por isso alcei o seu status de comédia romântica para fantasia.

Eu como carioca e um bon vivant do Carnaval de rua, tenho meus pequenos problemas com o que foi mostrado. Achei muito legal o respeito com a Portela, Madureira e o que isso representa para a comunidade em questão, mas deixou tudo muito “limpo”. Eles se quer mostram um visual desse bairro clássico do samba e da boêmia. Fazem um take num barzinho que não era lá e não mostram como o lugar é de verdade. Faltou uma realidade a mais em retratar pessoas, lugares e a vida noturna de quem vive e respira o Carnaval. Mais um ponto para a fantasia.

Conclusão

O público-alvo aqui são os mais jovens e creio bastante que eles irão adorar essa história. Todos esses problemas apresentados por mim não passarão de besteira para eles e, no final, é isso o que mais importa: se divertir. Por mais que ele esteja infestado de clichês bobos. A recomendação fica para esse público e para mim, resta somente a expectativa de que o próximo filme dessa empreitada seja melhor. Ademais, quem sabe, o tom mude e venha a me agradar mais.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer – ‘Um Ano Inesquecível: Verão’

Ficha Técnica

Título original: Um Ano Inesquecível: Verão

Direção: Cris D’Amato

Roteiro: Bruno Garotti, Sylvio Gonçalves e Maíra Oliveira

Elenco: Lívia Inhudes, Micael Borges, Mariana Rios, Júlia Gomes, André Matos, Patricia Ramos, Duda Santos, Regina Sampaio, Diego Martins, Isaias Silva

Onde assistir: Prime Video

Data de estreia: 02 de junho de 2023

Duração: 101 minutos

País: Brasil

Gênero: Comédia romântica

Ano: 2023

Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: