Um Forte Clarão crítica do filme mostra de sp 2021

‘Um Forte Clarão’: uma pequena cidade onde nada acontece (ou não)

Ana Rita

Muitas vezes se cria um misticismo acerca de pequenas cidades, talvez seja o conservadorismo que geralmente circunda esse ambiente.

Dirigido por Ainhoa Rodriguez, o filme espanhol Um Forte Clarão (Destello Bravío) aproveita esse clima de desconhecido e mistério nessa pequena cidade rural fortemente católica para sustentar uma expectativa por um evento cabalístico.

Conservadorismo e religião

O vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Málaga nos apresenta alguns personagens dessa pequena cidade. Majoritariamente habitada por idosos, a religião se faz presente, seja por rituais como missas, ou por dogmas e comportamentos mais conservadores.

A grande presença de imagens sagradas, que são trabalhadas em segundo plano, comentários e julgamento feito por membros da Igreja que evidenciam esse purismo na região e a atmosfera de inibição contra um possível pecado, uma desconhecida profanação.

A hierarquia social é algo que caminha com a Igreja católica desde a Idade Média. Uma sustenta a outra e isso persiste. Um Forte Clarão até mostra uma possível crítica sobre isso, mas nada é desenvolvido. Apenas o  relato de  uma senhora que fala como alguém poderosa, com dinheiro sobre o machismo presente em sua casa, o tratamento de seu pai com sua mãe. Durante essas falas, os gestos e comentários avulsos da história principal que conta, deixam claro o julgamento e a construção de uma superioridade oriunda do dinheiro que se faz presente na cidade.

Tabu

Em uma das reuniões, essas senhoras com mais de 70 anos comem alguns doces e isso as afeta. Talvez seja o ápice do filme, que não é bem desenvolvido e facilmente levaria a narrativa para outro rumo. Essas senhoras começam a sentir algo diferente. Estão em êxtase e começam a se tocar. Toda a cena é em câmera lenta com gestos e expressões dessas personagens. O silêncio nesse momento deixa aflorar mais essa ideia.

Essa coisa meio mística com um ar sexual e o forte tabu sobre a vida sexual de mulheres mais idosas é um pouco trabalhada neste ato, com vai e vem da cena. Entretanto, fica por isso, e volta a uma expectativa de um possível evento místico na cidade.

Vazio

Como espera-se de cidades pequenas rurais e pouco povoadas, as ruas são bem paradas pela noite, deixando evidente o quanto é pacato. Assim, causa uma sensação de ansiedade por um lugar que nada acontece.

O silêncio e as cenas vazias com essa câmera mais estática aumenta mais e mais a expectativa de que algo vai acontecer. Somado à atmosfera de mistério, presume-se que um evento de natureza não natural está por vir. Dessa forma, vamos acompanhando o dia a dia dessa pequena cidade. A paisagem vazia, assim como as ruas e cômodos de algumas casas transparece essa forte solidão, que sabemos que se faz bastante presente na vida de muitos idosos.

Dia vai, noite vem…

É mencionado uma vez sobre Alelú, uma cidade mágica com céu de cristal, nuvens coloridas com sabor caramelo, que poderia resultar nesse ‘forte clarão’ mencionado no título do filme.

Em contraponto a esse ‘resguardo’ da população mais velha, os jovens curtem a vida. Principalmente nessas vazias noites. Neles, isso não é reprimido, há curtição, há bebida, mas também, há humilhação com personagem que possui deficiência intelectual.

Dia vai, noite vem, a cidade amanhece e escurece. Talvez esse seja o forte clarão, o nascer do sol de todo dia. Nada acontece, mas dentro de suas casas e vidas, todos têm segredos, mesmo que não sejam falados.

Em suma, Um Forte Clarão é um filme parado, que parece não saber o que quer ser. Não pelas cenas silenciosas e vazias, mas por não sair de um ponto nem chegar a outro. Nada acontece e isso se torna frustrante durante toda a narrativa,

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Um Forte Clarão

Um Forte Clarão: elenco do filme

Guadalupe Gutiérrez
Carmen Valverde
Isabel Mendoza

Ficha Técnica

Título original do filme: Destello Bravío
Direção:
Ainhoa Rodríguez
Roteiro: Ainhoa Rodríguez
Onde assistir ao filme Um Forte Clarão: Mostra de SP 2021
País: Espanha
Duração: 96 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Classificação: 18 anos

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
NAN