‘Um Homem Só’, com Vladimir Brichta e Mariana Ximenes, terá première no Festival de Gramado

Wilson Spiler

Com um elenco encabeçado por Vladimir Brichta, Mariana Ximenes, Otávio Muller e Ingrid Guimarães, Um Homem Só, longa-metragem de estreia da diretora e roteirista Claudia Jouvin, terá sua première mundial na competição do 43º Festival de Gramado, que se realiza até o dia 15 de agosto. O filme será exibido na sexta-feira, dia 14 de agosto e terá coletiva de imprensa, sábado, 15 de agosto.

Produzido pela Giros, com coprodução a Globo Filmes, RioFilme e Telecine, o longa será lançado nos cinemas pela distribuidora Downtown Filmes, no início de 2016.

Vladimir Brichta vive o pacato Arnaldo, um homem frustrado que resolve recorrer a um duplo numa tentativa desesperada de reinventar sua vida. Tudo se transforma quando ele conhece Josie (Mariana Ximenes), bela e excêntrica ruiva que trabalha num cemitério de cachorros. “Queria usar o gênero fantástico e a ficção científica para contar minha fábula, focando na história humana e tocando em questões que já vinham me acompanhando há tanto tempo, como a da identidade”, conta Claudia Jouvin, que durante sete anos integrou a equipe de roteiristas do seriado A Grande Família e assinou seu primeiro roteiro de cinema no filme “O Gorila”, de José Eduardo Belmonte.

Um Homem Só é o primeiro longa de ficção da produtora Giros, que tem como sócios Belisario Franca, Maria Carneiro da Cunha e Bianca Lenti. Completam o elenco Eliane Giardini, Milhem Cortaz, Daniel Aráoz, Natália Lage, Luiza Mariani, Debora Lamm, Letícia Isnard, entre outros.

SINOPSE

Arnaldo é um homem frustrado, preso a um casamento falido e a um trabalho que odeia. Até o dia em que conhece Josie, uma jovem ruiva de beleza sui generis e comportamento excêntrico, que trabalha com a tia em um cemitério de animais. Apaixonado, Arnaldo cria coragem e procura uma clínica clandestina que produz cópias de seres humanos. Acredita que um duplo poderá ser a solução para todos os seus problemas. Mas Arnaldo não esperava que, para levar adiante seus planos, precisaria enfrentar a si mesmo.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Vladimir Brichta, Mariana Ximenes, Otávio Muller, Ingrid Guimarães, Eliane Giardini, Daniel Aráoz, Milhem Cortaz, Aramis Trindade, Cadu Fávero, Murilo Grossi, Natalia Lage, Luiza Mariani, Sandro Rocha, Letícia Isnard, Débora Lamm, Julio Levy, Maurício Rizzo, Mabel Cezar, Paulinho Serra, Manoela Rosa, Mary Sheila, Maurício Rizzo

Direção e roteiro: Claudia Jouvin

Produção: Maria Carneiro da Cunha

Fotografia: Adrian Teijido, ABC

Direção de arte: Claudio Amaral Peixoto, Joana Mureb

Figurino: Ana Avelar

Montagem: Bruno Lasevicius, Pedro Amorim

Som direto: Paulo Ricardo Nunes

Edição de som: Miriam Biderman, Ricardo Reis

Maquiagem: Martin Macias Trujillo

Produtor de finalização: Juca Diaz

Trilha sonora original: Plínio Profeta

Animação: Allan Sieber

Produção: Giros

Distribuição: Downtown Filmes

Coprodução: Globo Filmes, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/RioFilme e Telecine

Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN