Um Lugar Silencioso: Dia Um é divertido, mas longe de ser memorável
Bruno Oliveira
Lembro até hoje como foi minha experiência no cinema vendo Um Lugar Silencioso (2018). O cinema estava vazio e um silêncio sepulcral exalava da sala. Essa imersão foi perfeita para essa obra que para mim foi simplesmente nota máxima. Um Lugar Silencioso: Parte II (2020) veio e manteve o nível, porém não era uma novidade. Vendo esses filmes, fiquei me perguntando como teria sido o início de tudo. Embora mostre uma fagulha disso no início da Parte 2, queria ver tudo isso por completo. Um Lugar Silencioso: Dia Um chegou para sanar minha vontade. Esse exemplar não é uma continuação, e sim um prequel que não envolve a nossa querida família Abbot.
LEIA TAMBÉM:
- O Estranho faz jus ao seu nome
- Clube dos Vândalos é excelente pedida para os amantes da contracultura da década de 60
- Divertida Mente 2 é emocionante, memorável e mantém a Pixar no topo das melhores animações
Sinopse
Nesse prelúdio do primeiro filme, acompanhamos a chegada dos alienígenas à Terra e a ruína da sociedade como resultado da invasão. Sam (Lupita Nyong’o) era mais uma entre os humanos acostumados aos ruídos de uma metrópole, como Nova York. Até o momento em que ela testemunha a chegada das criaturas no planeta Terra e o consequente massacre. Agora, ela juntamente com outros sobreviventes, precisarão aprender a como lidar com esses monstros assassinos, que se orientam pelo som de suas vítimas na cidade mais ruidosa do mundo.
Uma boa aventura de terror
“Esse é melhor que o primeiro?”, essa é a primeira pergunta que me fizeram e a resposta é não. O original teve uma originalidade ímpar difícil de repetir. Porém, essa é uma boa aventura de terror. A tensão é boa, temos boas sequências, mas nada que avance a história desse mundo em si. Nem as melhores coisas dele chegam a se equivaler com o original. Essa é somente uma boa história que irá divertir, mas que não vai acrescentar tanto a esse mundo e a nossa lista de melhores exemplares do gênero.
Muito CGI e pouco efeito prático
As cenas na cidade são boas. Embora muitas coisas ali fossem cenários reais, a maioria era feita de um CGI bem notório. Se não percebemos de primeira, assim que câmera se move para pegar um take legal, esse detalhe fica bem na cara. Isso não atrapalha nem um pouco como um todo, mas pesa quando buscamos um cinema mais real. O fundo verde atrapalha interpretações e o que poderia ser melhor, fica retido em uma performance cheia de marcações para tentar fazer uma cena incrível. Sendo que o simples faria melhor.
Detalhes bons e ruins do roteiro
O roteiro não é incrível. Possui coisas boas e ruins. Mesmo que forçadas, algumas sequências nos tiram uma tensão de deixar o cabelo em pé. Porém peca demais com os usos de personagens. No elenco temos Alex Wolff (Hereditário) e Djimon Hounsou (Diamante de Sague). Dois nomes grandes que simplesmente são completamente desperdiçados. A falta de outros personagens importantes para nos importar de verdade fez falta. Matar membro da família Abbot seria cruel, mas matar pessoas que acabaram de se conhecer é bem válido. Era só desenvolver o mínimo e teríamos uma dor muito maior.
As estrelas do filme
Lupita Nyong’o (Pantera Negra) é a grande estrela aqui e ela sabe atuar demais, mesmo em silêncio. Ela passa muita emoção e entendemos o seu desejo de querer somente uma pizza antes do final de tudo. Joseph Quinn, nosso querido Eddie Munson de Stranger Things, surge do nada na trama e acaba sendo o nosso personagem querido de novo. Ele é muito carismático e leva de igual para igual com Lupita. Um último destaque vai pro gatinho Frodo, que é simplesmente muito fofo.
Conclusão
Um Lugar Silencioso: Dia Um é um bom filme, e só. Nem considero exatamente como um filme de terror, para mim ele é mais aventura do que tudo. Não temos uma gota de sangue (a não ser nas paredes) e todas as mortes são rápidas sem nos dar uma sensação real do horror a nossa frente. A aparência dos monstros é parecida com as do Demogorgos em Stranger Things. Isso nos traz lembranças do nosso querido Joseph Quinn em uma aventura com aquela aura apocalíptica que precisa ser vista. Diversão garantida, mas longe de ser memorável.
Onde assistir o filme Um Lugar Silencioso: Dia Um
O filme Um Lugar Silencioso: Dia Um estreia nos cinemas no dia 27 de junho.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Um Lugar Silencioso: Dia Um
Elenco do filme Um Lugar Silencioso: Dia Um
Lupita Nyong’o
Joseph Quinn
Alex Wolff
Djimon Hounsou
Ficha Técnica
Título original: A Quiet Place: Day One
Direção: Michael Sarnoski
Roteiro: Michael Sarnoski
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 27 de junho de 2024
Duração: 100 minutos
País: Estados Unidos da América e Reino Unido
Gênero: Drama, Terror, Ficção científica
Ano: 2024
Classificação: 14 anos