Um Menino Chamado Natal crítica do filme da Netflix

‘Um Menino Chamado Natal’: a história de origem do bom velhinho

Matheus Soares

No fim de ano somos tradicionalmente soterrados por filmes natalinos. Contudo, Um Menino Chamado Natal (A Boy Called Christmas), filme que estreou recentemente na Netflix, vem para nos contar uma história de origem. De como o pequeno Nikolas (Henry Lawfull) virou o maior SEDEX do mundo, vulgo Papai Noel.

O filme é baseado no livro homônimo de Matt Haig e vai contar a história de Nikolas. Um jovem de um reino distante que está assombrado por tristeza e falta de esperança. Em meio a esse caos, os moradores são convocados para irem em uma viagem atrás de algo que traga novamente magia para o reino. Dito isso, o pai do nosso protagonista parte em caravana atrás da mitológica Vila dos Duendes.

Rostos conhecidos e a história do Natal

Um Menino Chamado Natal conta sua história através de Tia Ruth, interpretada por Maggie Smith, conhecida como a professora Minerva de Harry Potter. Ela foi visitar os sobrinhos que estão no primeiro Natal depois da morte da mãe deles e, para aquecer o coração dos pobrezinhos, conta uma linda história sobre a origem do Natal e do Papai Noel.

Além de Maggie Smith, temos também Stephen Merchant, Rune Temte e Toby Jones, que vêm para deixar o longa ainda mais familiar.

Clichês de Natal

Com a produção em massa de longas de Natal no final do ano, a originalidade do conteúdo costuma passar longe. Contudo, mesmo que Um Menino Chamado Natal siga os clichês do gênero, é um filme que consegue nos divertir, principalmente o nosso protagonista.

Nikolas, ou como sua mãe costuma o chamar, Natal, é uma peça muito carismática e bondosa. Por onde ele chega consegue transmiti o que devíamos sentir no natal, esperança e alegria.

Vale a pena?

O filme Um Menino Chamado Natal tenta mostrar que toda a época vai além de puro consumismo. Que a entrega de presentes, por exemplo, é um gesto de levar esperança e empatia para os outros. E que o clima natalino pode ajudar até mesmo a fechar ferida da morte de entes queridos.

Além disso, a película traz ambientações bem temáticas, com Vila de Duendes, Fadas, entre outras. Ainda traz uma vilã bem caricata que um dia amou os humanos e agora os odeia por motivo que não podemos revelar. Mas, no fim, tudo se resolve com amor e esperança (que é a principal mensagem do filme).

Por fim, Um Menino Chamado Natal não é algo que vá se tornar um clássico de fim de ano. Mas, ainda assim, consegue aquecer momentaneamente nossos corações com um enredo lindo e engraçado.

Onde assistir ao filme Um Menino Chamado Natal?

A saber, o filme Um Menino Chamado Natal está disponível para assinantes da NetflixAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Um Menino Chamado Natal, da Netflix

Um Menino Chamado Natal: elenco do filme (Netflix)

Henry Lawfull
Toby Jones
Sally Hawkins

Ficha Técnica

Título original do filme: A Boy Called Christmas
Direção: Gil Kenan
Roteiro: Ol Parker e Gil Kenan, baseado no livro de Matt Haig
País: Reino Unido e França
Duração: 106 minutos
Gênero: aventura e fantasia
Ano de produção: 2021
Classificação: 10 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
NAN