‘Uma Prova de Coragem’ é um típico filme de Sessão da Tarde
Bruno Oliveira
Uma Prova de Coragem é baseada na incrível história real do corredor sueco Mikael Lindnord. Toda essa aventura está no livro em que o próprio escreveu e que foi lançado em 2017 chamado The Dog Who Crossed The Jungle To Find A Home, em uma tradução livre algo como O Cachorro Que Atravessou a Selva Para Achar um Lar. Lendo um pouco sobre o livro nota-se que alguns fatos foram mudados. Mikaeal Lindnord virou Michael Light, de sueco virou norte-americano e as datas dos acontecimentos também foram mudadas. Outras coisas também devem ter sido modificadas, mas o importante é que a essência dessa incrível história prevaleceu.
- ‘Dias Perfeitos’ é um drama contemplativo, simples e tocante
- Kung Fu Panda 4 | Awkwafina fala com exclusividade ao Ultraverso
- ‘Godzilla e Kong: O Novo Império’ é o filme pipoca para assistir na melhor sala possível
Sinopse
Após falhar miseravelmente como capitão de uma equipe de corrida de aventura, Michael Light (Mark Wahlberg) desiste de correr. Passado alguns anos em sua vida monótona, percebe que precisa dessa corrida para se sentir bem e resolve voltar a ativa com tudo. Após juntar sua nova equipe e com pouco tempo de treinamento, parte para a República Dominicana para realizar seu sonho. Michael sabia que a corrida seria árdua, mas nunca esperaria encontrar um companheiro como Arthur, um cachorro que passou a acompanhá-los só por ter sido alimentado uma única vez. Uma grande amizade crescerá entre eles e que mudará a vida dos dois para sempre.
Bom e comovente
Essa história me cativou bastante desde o início. Gosto desse tipo de filme que pretende mostrar a superação e a redenção de um personagem. O desenrolar da trama já estava tão bom que até esqueci que em um determinado ponto ainda entraria um cachorro na história. Confesso que a princípio achei que a inserção do bichano na trama iria por tudo a perder. Cairia para o sentimentalismo barato e seria um grande melodrama. De certa forma foi isso, mas o ritmo do filme não deixa isso acontecer e tudo se torna emocionante.
Clichês bem resolvidos com a simpatia da história
De ruim mesmo só achei esse título nacional que é tão genérico que se procurar, encontrará outros filmes com esse mesmo nome. Lógico que um filme em que um cachorro é uma peça fundamental para o desenrolar da história seria clichê. Em alguns momentos seria até brega mesmo. Frases como “não podemos deixá-lo para trás” e “ele é um de nós” já eram previstas. Apesar disso tudo, não chega a cair no piegas o suficiente para revirar os olhos. Talvez só o seu final que apela demais para o seu emocional e se torna quase impossível não derrubar uma lágrima. Sendo canastrão ou não, é tudo feito de uma forma muito bem feita e a impressão que ficou foi a das melhores.
Gostaria de ser amigo do Mark Wahlberg
Muitos falam mal das atuações de Mark Wahlberg (O Vencedor), mas acho maldade. Concordo que ele não é um ator incrível, mas na mão do diretor certo ele consegue brilhar. Não é o caso aqui, pois parece já termos visto esse personagem em algum lugar. Um cara durão que tem um coração mole. Mark não brilha aqui, mas eu gosto dele e acho muito carismático no seu modo de ser. As vezes tenho a impressão dele ser assim na vida real. Queria ser amigo dele, tem cara de ser gente boa.
Conclusão
Já vejo Uma Prova de Coragem como um novo clássico da nossa querida Sessão da Tarde. Um filme leve, com aventuras, com um cachorro no meio e um final emocional bem forte. Perfeito para ocupar esse status em poucos anos. Brincadeiras (e verdades) a parte, essa obra é perfeita par se ver com a família. Não será o longa que mudará sua vida, mas vai te deixar com o coração feliz e com vontade de fazer coisas para o próximo. Quem sabe até mesmo não adote um novo cachorrinho no caminho para casa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer – Uma Prova de Coragem
Ficha Técnica
Título original: Arthur the King
Direção: Simon Cellan Jones
Roteiro: Michael Brandt baseado no livro escrito por Mikael Lindnord
Elenco: Mark Wahlberg, Simu Liu, Juliet Rylance, Nathalie Emmanuel, Ali Suliman, Bear Grylls, Paul Guilfoyle, Rob Collins
Onde assitir: cinemas
Data de estreia: 04 de abril de 2024
Duração: 107 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: aventura, drama
Ano: 2024
Classificação: 12 anos