‘Uncharted: Fora do Mapa’, quando só o fan service não basta
Kainan Medeiros
Com a missão de ser uma adaptação fiel para os fãs da saga, o filme Uncharted: Fora do Mapa (Uncharted) estreia nesta quinta-feira (17) nos cinemas cercado de muito expectativa e desconfiança.
Nele, embarcamos na história de Nathan Drake (Tom Holland) e Victor Sullivan (Mark Wahlberg), dois famosos caça-tesouros da franquia de sucesso dos games. Mas, aqui, temos em tela uma história de origem da dupla, que, ao meu ver, demonstrou uma ótima dinâmica de atuação.
O par de ladrões funciona muito bem, tanto pelo carisma quanto pela competência de atuação. Entretanto, isso nem de longe seria o suficiente pra garantir o êxito do longa, já que estamos falando de uma adaptação de games e isso é um fantasma terrível para qualquer diretor trabalhar.
-
‘Licorice Pizza’ é um filme para ver e rever quantas vezes puder
-
‘O Amor Move Ondas’: um filme água com açúcar, mas sem açúcar
-
Paramount anuncia série de novidades para streaming e cinemas; CONFIRA!
Roteiro simples
Isso porque Ruben Fleischer aposta em um roteiro simples, baseando muito em elementos semelhantes à A Lenda do Tesouro Perdido, Indiana Jones, entre outros filmes do gênero. A partir daí, fica fácil entender que a trama é uma clara e manifesta busca ao tesouro envolvendo várias sequências de cenas de ação e aventuras.
Apesar da simplicidade, ainda consegui enxergar algo interessante, vislumbrar um potencial futuro pra franquia, visto que os problemas do filme começam a ficar evidentes a partir da inserção dos antagonistas.
Portanto, os vilões protagonizados por Antônio Banderas e Tati Gabrielle, infelizmente, não agregam em absolutamente nada para a trama. Um tem motivação justificável, mas mal aproveitada; já a vilã é bem utilizada, mas sem nenhuma motivação plausível.
Desperdício de oportunidade
Isso evidencia a grande questão: fan service não salva filme. De fato, temos uma grande quantidade de referências aos fãs da saga e isso, sendo bem utilizado como foi, é algo importantíssimo. Todavia, não é o suficiente pra dar o salto de qualidade que o espectador merece. Fica a sensação de algo que não foi bem lapidado.
Enfim, Uncharted: Fora do Mapa poderia ser um ótimo filme se quisesse, mas preferiu ser regular com medo de se perder no caminho do sucesso. Fica aqui a esperança de algo mais ambicioso nos próximos projetos, visto que a franquia deve ser extensa. Ainda assim, é uma sessão da tarde que deve agradar grande parte do público
Onde assistir ao filme Uncharted: Fora do Mapa?
A saber, o filme Uncharted: Fora do Mapa estreia exclusivamente nos cinemas nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Uncharted: Fora do Mapa
Uncharted: Fora do Mapa – elenco do filme
Tom Holland
Mark Wahlberg
Sophia Taylor Ali
Ficha Técnica
Título original do filme: Uncharted
Direção: Dan Trachtenberg
Roteiro: Rafe Judkins, Art Marcum e Matt Holloway
Duração: 115 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Classificação: 12 anos