‘Uncharted: Legacy of Thieves’ é uma boa atualização da franquia
Felipe de Andrade
No dia 28 de janeiro, a Sony e a Naughty Dog lançaram ‘Uncharted: Legacy of Thieves’ para o PlayStation 5 (em breve também saíra para PC). Esse pacote contém as versões atualizadas para a nova geração dos jogos ‘Uncharted 4: A Thief’s End’ e ‘Uncharted: The Lost Legacy’; os dois últimos títulos da sua premiada e rentável franquia de jogos de ação em terceira pessoa. Franquia esta que ganhou até mesmo um filme estrelado por Tom Holland, o atual Homem-Aranha dos filmes da Sony para o Universo Cinematográfico da Marvel, no papel de Nathan Drake.
A série de jogos Uncharted
Esta série de jogos representa um caso ímpar de sucesso, onde todos os jogos são muito bons e apenas melhoravam de acordo com que os próximos eram lançados. As câmeras sempre posicionadas em ângulos cinematográficos extraem imagens de tirar o fôlego; destaque para a sequência de Nathan acordando dentro de um trem pendurado em um abismo em meio a uma nevasca, logo no começo de Uncharted 2; um dos momentos mais lembrados da franquia por toda a comunidade gamer no mundo.
- LOUD vence Flamengo Los Grandes na volta do CBLOL 2022
- ‘This War of Mine: Final Cut’ é emocionante e intenso
- ‘Myth of Empires’ um jogo de sobrevivência promissor
Os dois últimos jogos não ficam para trás e possuem tiroteios de excelente qualidade; com direito a centenas de inimigos; perseguições incríveis; cenários lindos e inexplorados; fuga de prédios que caem; direção em alta velocidade e até mesmo cavalgar em um elefante enquanto desfrutamos de um doa visuais mais bonitos de todos os jogos já feitos.
Os jogos da coleção ‘Uncharted: Legacy of Thieves’
Uncharted 4: A Thief’s End
O jogo conta com um Nathan Drake mais velho, já aposentado das caças ao tesouro, que se vê obrigado a voltar a ativa quando seu irmão mais velho Sam, supostamente morto há 15 anos, aparece para solicitar ajuda para quitar uma dívida com um antigo rival da dupla.
Em sua jornada os irmãos devem realizar uma busca juntos pelo lendário tesouro do capitão pirata Henry Avery. Para isso partem para a ilha de Madagascar viajando encontrar Libertalia, a cidade pirata perdida há muitos anos, e suposto local do descanso final do famigerado capitão.
Uncharted: The Lost Legacy
Este spin-off garante o protagonismo feminino para duas personagens que já passaram pela vida de Nathan em aventuras anteriores: Chloe Frazier, de Uncharted 2 e 3, tão boa quanto Nathan na caça ao tesouro, mas faz uso de métodos mais questionáveis. Eles também parecem ter um passado com mais doa que “parceiros de negócios”. Juntando-se a ela temos Nadine Ross, que fez papel de antagonista em Uncharted 4, e é ex-líder de uma organização que fornecia mercenários para o vilão principal do jogo.
As duas partem em uma aventura pelos Gates Ocidentais, na Índia, em busca da presa de Ganesha para evitar que o item caia nas mãos de um guerrilheiro implacável local. Nesta campanha Chloe vai de encontro ao seu passado ao mesmo tempo que precisa rever seus conceitos enquanto forja seu legado.
E vale à pena adquirir Uncharted: Legacy of Thieves para o PlayStation 5?
Temos vantagens e desvantagens neste caso e a aquisição vai depender do seu ponto de vista. Vamos citar alguns exemplos aqui, a começar pelos negativos.
- Uncharted 4 desta nova versão não possui o modo multiplayer. Isso pode até não ser um fator determinante para a maioria dos jogadores que, como eu, nunca jogou este modo na versão original e foca apenas na campanha, mas acaba gerando uma grande redução de conteúdo.
- Pagar o valor cheio por dois jogos de PS4 relançados apenas por terem uma resolução maior e telas de loading mais rápidas não me parece um bom negócio, podendo ser mais vantajoso jogar através de retro compatibilidade mesmo, ainda mais se você já possuir os jogos no PS4.
- Aqueles que fizerem questão de jogar os dois jogos com os atributos da nova geração podem se decepcionar um pouco, já que existem 3 opções de imagem, são elas: Fidelidade, com resolução em 4k e 30 fps; Performance com 1440p e 60 fps; E Desempenho+, com 1080p de resolução e 120 fps, apenas para televisores compatíveis. Então, se você pensou que conseguiria jogar a 4k 60 fps no PS5 pode esquecer.
Dois casos mais nítidos de seja mais vantajoso jogar Uncharted: Legacy of Thieves no PS5:
- Se você nunca jogou, ou não tem os jogos para PS4; comprar Uncharted: Legacy of Thieves com as duas campanhas completas quando estiver em promoção será uma boa pedida.
- Caso já possua um dos dois jogos em mídia digital ou física para o PS4, é possível atualizar para a versão de PS5, com os 2 jogos, apenas pagando a taxa de atualização de versão, por R$50,00 apenas.
Enquanto escrevia este review percebi algumas questões técnicas nas novas versões dos jogos:
- O efeito de motion blur, que é aquele em que a imagem fica borrada ao girar a câmera em 360 graus, está bem feito quando comparado com o original, com imagens mais suaves e visual menos bugado.
- A versão de PS5 tira proveito do poder do veloz ssd do console, garantindo telas de loading muito mais curtas, mesmo que estas sejam raras.
- Os controles foram totalmente adaptados para as novas características do joystick dualsense do PS5, com seu feedback háptico e as novas formas de “sentir” a ação que está rolando na tela da TV.
De resto, os jogos ficam ainda mais bonitos quando jogados em 4k, sendo incrível perceber que os gráficos conseguem ser ainda melhores no PlayStation 5. O aumento de quadros por segundo ajuda bastante a tornar a ação caótica dos jogos em algo mais suave e bonito de assistir, além auxiliar na hora de mirar.
Com relação ao som e o gameplay dos jogos, esses departamentos seguem sem alterações perceptíveis. Isso não é necessariamente ruim, já que a Naughty Dog fez um excelente trabalho em ambos os casos nas versões originais de Uncharted 4 e Lost Legacy.
Veredito
Uncharted: Legacy of Thieves atualiza para a nova geração os dois últimos títulos da franquia de maneira sólida e competente. No entanto, ele traz menos conteúdo do que as versões originais. Mesmo assim, é um título exclusivo com jogos obrigatórios na biblioteca de todo dono de PlayStation, seja da geração atual ou da passada.
Prós
- Dois ótimos jogos
- Mais fluidez aos tiroteios
- Visual ainda mais bonito
Contras
- Não possui multiplayer
- Fator replay reduzido
- Pagar para atualizar para nova versão
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: