Mesmo bobo e previsível, ‘Vamos Consertar o Mundo’ tem suas qualidades
Wilson Spiler
Em Vamos Consertar o Mundo, David Samarás (Leonardo Sbaraglia) é o produtor geral do popular talk show “Hoy Se Arregla el Mundo”, cujo título do programa dá nome ao filme argentino que estreou nesta quinta-feira (14) na Netflix. No programa, pessoas supostamente comuns resolvem conflitos de relacionamento, amizade, trabalho, paternidade e filhos. Uma espécie de “Casos de Família” da Argentina.
David é separado e o vínculo mais duradouro de sua vida é Benito Lasarte (Benjamín Otero), seu filho de nove anos, fruto de um relacionamento casual. Mais unido pela obrigação legal do que pelo afeto, após uma discussão com Silvina Lasarte (Natalia Oreiro), a mãe do menino, ele descobre que não é de fato o pai biológico da criança. Só que ela morre atropelada logo depois da briga. Por isso, David se une ao garoto para atender ao “último desejo” dele: ajudar a encontrar o seu pai verdadeiro.
Soluções divertidas
A partir dessa trama meio louca, a vida de David vira do avesso e começa-se a construir uma relação verdadeiramente afetiva com Benito. Nada que a sinopse do filme já não deixa a entender logo de cara. É a clássica história em que um pai não tem proximidade com o filho e os dois vão se acertando conforme o decorrer do longa.
Embora seja uma história boba, batida e previsível, Vamos Consertar o Mundo tem lá suas qualidades. Benjamín Otero, que interpreta Benito é carismático e tem uma atuação bem acima da média para crianças de sua idade. Além disso, algumas soluções encontradas pelo diretor também são divertidas, como no debate imaginário entre David e Silvina no talk show dirigido por ele.
O filme, aliás, já começa emotivo. Afinal, logo em seus primeiros segundos, é dedicado a José Luis Días, importante diretor de som argentino, que morreu em 2020 aos 66 anos. Ele foi responsável pelo som dos três últimos filmes argentinos indicados ao Oscar: O Filho da Noiva (2001); bem como O Segredo dos Seus Olhos (2009); e Relatos Selvagens (2014). A reviravolta do desfecho, embora também esperada, pode comover o espectador mais emotivo. Enfim, como curiosidade, tem uma cena durante os créditos que simula uma situação “real” e pode até divertir quem tem uma risada mais frouxa.
Onde assistir ao filme Vamos Consertar o Mundo?
A saber, o filme Vamos Consertar o Mundo estreou no catálogo da Netflix nesta quinta-feira, 14 de abril de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Vamos Consertar o Mundo, da Netflix
Vamos Consertar o Mundo (Netflix): elenco do filme
Leonardo Sbaraglia
Benjamín Otero
Luis Luque
Ficha técnica
Título original do filme: Hoy Se Arregla el Mundo
Diretor: Ariel Winograd
Roteiro: Mariano Vera
Duração: 103 minutos
País: Argentina
Gênero: comédia dramática
Classificação: 12 anos