‘Velozes e Furiosos 10’ é um excelente filme para os fãs da saga
Bruno Oliveira
Lá em 2001, sem esperar grandes repercussões, o primeiro Velozes e Furiosos debutava nos cinemas. Ele foi um sucesso grandioso e, agora, 22 anos depois, o 10º filme da saga está vendo a luz do dia nas telonas. Esse atual longa é o que promete ser o início do fim para Dominic Toretto, vivido por Vin Diesel, o grande astro e principal personagem da franquia. Foi prometido que depois do 10, teria apenas mais um longa para encerrar, mas boatos já dão conta que talvez ele acabe em definitivo no 12. Vamos esperar, mas por mim, pode ir até mais.
Leia mais:
‘Guardiões da Galáxia Vol 3’ é uma linda declaração de amor
‘A Mãe’ está longe de ser o filme do ano, mas faz o feijão com arroz direitinho
‘Ghosted’ faz rir, embora não seja memorável
Dominic Toretto está “aposentado” dessa vida que ele vinha levando e vive momentos tranquilos ao lado de sua família de sangue e a família que ele montou nesses anos de aventura. Ele só não contava que um inimigo do passado retornaria para fazer de sua vida um inferno. O atual vilão promete tirar tudo o que há de bom na vida de nosso herói e depois de tudo isso, enfim matá-lo. Cabe agora a Dom impedir tal ato vilanesco e manter toda a sua família salva e unida.
Velozes e Furiosos 10 é tudo o que o fã queria
Se nunca gostou da franquia ou, simplesmente, não se importa mais com ela após uma dezena de filmes, esse longa não é para você. Vai detestar a ponto de reclamar o tempo todo. Dito isso, se poupe e não o veja. Caso continue lendo essa resenha e tem certeza que gosta demais dessa loucura em cima de quatro rodas, então sim, esse filme é para você. Ele te dá tudo o que você queria e mais um pouco. Temos aquelas mentiradas dignas de aplausos e momentos alucinantes que nos fazem vibrar após um grande momento de ação. Ele é exagerado, galhofeiro e extremamente divertido. Tudo isso no melhor sentido de cada palavra.
Um dos motivos dos quais gostei foi a ação muito bem dosada. Enquanto nos outros tínhamos ação o tempo todo sem aquela pausa para descansar, aqui ela é mais cadenciada. Temos duas grandes cenas de ação daquelas de tirar o fôlego e outras de pancadaria para mostrar que cada personagem não está ali a toa. Essa dosagem, para mim, foi ótima, pois não me cansou e me fez querer mais, mesmo após o seu fim. Lembrando que esse é o início do fim da franquia, ele possui um final que vai fazer você ficar descabelado por não terminar de forma clássica.
A minha única reclamação é o uso exacerbado de CGI. Não falo apenas nas cenas de ação, mas ficava claro também em cenas bobas como uma conversa. Certamente é nas cenas de ação que alguns erros se destacam mais. Culpa das mentes malucas que resolvem criar situações absurdas com os carros. Pouco efeito prático causa alguns problemas como esse. Porém, isso é um detalhe que não atrapalha o todo, e pode ser ainda que isso que vá fazer você vibrar no cinema.
Jason Momoa
Ao longo de toda a franquia, já tivemos vários vilões, cada um a seu modo, mas ouso dizer, desde já, que nenhum foi melhor do que o nosso querido Dante, vivido pelo Jason Momoa (Aquaman). Ele está possuído pelo espírito do Coringa e realmente brilha e chama a atenção para si em todas as cenas. Alguns dirão que ele não está atuando, e, sim, sendo ele mesmo. Isso sendo verdade ou não, mostra o quanto esse vilão deu trabalho aqui e como irá continuar fazendo nossos heróis de gato e sapato.
Rio de Janeiro
A nossa cidade maravilhosa está de volta à franquia. Após ser palco principal do 5º longa da série, aqui, ela se torna ponto chave para a história. Tudo começa aqui, e temos cenas já memoráveis. Mesmo que o “aqui” não seja realmente o Rio de Janeiro e mesmo que a retratação da cidade carioca seja bem cliché. Ver os gringos tentando imitar o nosso sotaque é digno de algumas risadas e uma pontinha de vergonha alheia. Fiquem atentos para a participação da cantora Ludmilla, que dá o ar da graça e nos dá um momento de orgulho nacional.
Conclusão
Poderia ficar muito mais tempo comentando sobre o filme por aqui, mas acho que a resenha ficaria gigante e pouco objetiva. Gostaria de falar de cada personagem, mas eles também são muitos. Além dos rostos já conhecidos, ainda temos algumas caras novas no elenco. Por enquanto, prefiro apenas deixá-los por aqui sabendo que esse é um excelente filme para os fãs da saga. Esperem a cena pós-crédito, pois ela também trará mais um daqueles momentos que você ficará feliz. Encare ‘Velozes e Furiosos 10‘ como ‘Velozes e Furiosos: Guerra Infinita‘. O ‘Velozes e Furiosos: Ultimato‘ promete muito mais emoções pela frente.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer ‘Velozes e Furiosos 10’
FICHA TÉCNICA
Título original: Fast X
Direção: Louis Leterrier
Roteiro: Dan Mazeau, Justin Lin e Gary Scott Thompson
Elenco: Vin Diesel, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Michelle Rodriguez, John Cena, Ludacris, Jason Momoa, Jason Statham, Rita Moreno, Helen Mirren, Brie Larson, Charlize Theron, Alan Ritchson, Leo Abelo Perry, Nathalie Emmanuel
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 18 de maio de 2023
Duração: 141 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Ação
Ano: 2023
Classificação: –