‘Velozes e Furiosos 9’: os clichês e a diversão de sempre
Gustavo Adriano de Godoi
Depois de 20 anos do lançamento do primeiro filme, lá em 2001, a franquia de Velozes e Furiosos só cresce. Embora a maioria do público acredite que não exista mais espaço para criatividade na trama – de, fato, não há -, os fãs da saga certamente vão gostar do novo lançamento.
Mesmo assim, sendo repetitivo, o filme Velozes e Furiosos 9 traz boas surpresas. E a principal delas foi a direção assertiva de Justin Lin em relação à construção das cenas. O roteiro, aliás, faz diversas amarrações com as produções anteriores. Afinal, conhecemos o passado do Dom (Vin Diesel) e descobrimos que a família que ele construiu e sempre valorizou tanto, na verdade, não estava completa; e muito menos era perfeita.
-
Cinemark abre pré-venda de ingressos para ‘Viúva Negra’ e anuncia combo exclusivo
-
Transformers: O Despertar das Feras chega aos cinemas em 2022
[youtube v=”WcbO3xjkU1U”]
A trama
Em Velozes e Furiosos 9, Dom Toretto está levando uma vida tranquila fora das pistas com Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho, o pequeno Brian, mas sabem que a qualquer momento, isso pode mudar. Desta vez, uma ameaça forçará Dom a confrontar os pecados de seu passado e salvar aqueles que ele mais ama. Sua equipe se une contra uma trama mundial liderada por um assassino e motorista de alto desempenho: um homem que também é o irmão abandonado de Dom, Jakob (John Cena).
Jakob, por mais que não seja o maior fã do próprio irmão, ainda acredita no significado e na importância da família. Vale destacar também a ousadia em trazer o Han (Sung Kang). Isso porque o personagem acabou ajudando na conclusão do terceiro ato, sempre acirrado por conta das diversas cenas de ação e luta.
Entretanto, os clichês não poderiam faltar em Velozes e Furiosos 9. Além disso, Queenie (Helen Mirren) acabou não aparecendo por muito tempo. Contudo, foi o suficiente para dar mais um gás na trama.
[youtube v=”gP-Hq4EcmtE”]
Mesmo entretenimento de sempre
Por outro lado, a cena pós-credito deixa uma preparação para os próximos dois filmes que vão (ou não) encerrar a franquia. Por outro lado, o spin-off Hobbs & Shaw (2019) pode ser considerado uma produção prematura, visto que se encaixaria muito melhor após o lançamento do novo filme de Velozes e Furiosos.
Enfim, o filme Velozes e Furiosos 9 mostra, mais uma vez, que família é o que importa e nada vai mudar isso. Portanto, o longa atende bem aos fãs da franquia, sendo um ótimo entretenimento para quem gosta. Mesmo que seja repetitivo.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme ‘Velozes e Furiosos 9’
[youtube v=”oySHRt64xLk”]
Ficha Técnica
Roteiro: Daniel Casey, Justin Lin