Vencedores do Oscar 2020: ‘Parasita’ brilha e faz história em Hollywood!

Wilson Spiler

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou, neste domingo (09), a cerimônia da grande festa do cinema de Hollywood. Nela, foram apresentados os grandes vencedores do Oscar 2020.

Leia mais:

OSCAR 2020 | EMINEM FAZ APRESENTAÇÃO SURPRESA DURANTE A PREMIAÇÃO
HÁ 15 ANOS, ‘CIDADE DE DEUS’ CONCORRIA EM QUATRO CATEGORIAS NO OSCAR
RELEMBRE OS VENCEDORES DO OSCAR 2019

A saber, o evento, realizado no Dolby Theatre, com apresentação de nomes de peso de Hollywood, como as atrizes Jane Fonda, Natalie Portman e os atores Mahershala Ali e Tom Hanks, teve uma abertura grandiosa com a cantora Janelle Monáe.

Em seguida, Steve Martin e Chris Rock emendaram diversas piadas, inclusive com tamanho do filme de Martin Scorsese:. “Eu adorei a primeira temporada de O Irlandês“, brincou Rock. A dupla, então, chamou a consagrada atriz Regina King para apresentar o vencedor do Oscar 2020 de Melhor Ator Coadjuvante.

Para revelar o vencedor de Melhores Efeitos Visuais, os atores Rebel Wilson e James Corden definitivamente não perderam a oportunidade de fazer uma piada. A dupla voltou aos seus respectivos papéis em Cats durante a cerimônia dos vencedores do Oscar 2020, afinal, o musical do diretor Tom Hooper foi severamente criticado pela computação gráfica.

SURPRESA

Enquanto isso, o Oscar 2020 teve uma apresentação especial de Eminem, que surpreendeu o público. Mas não o diretor Martin Scorsese. No Twitter, os fãs (e um dos perfis da Netflix) perceberam que o diretor de O Irlandês aproveitou o número musical para tirar aquela pestana.

EMOÇÃO

Aliás, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando o ator Zack Gottstagen entrou para a história do Oscar 2020 como o primeiro apresentador com Síndrome de Down a entregar um prêmio nas 92 edições da cerimônia. Gottstagen entregou o troféu de Melhor Curta-Metragem ao lado de Shia LeBeouf, com quem contracenou no longa The Peanut Butter Falcon.

Foto/Getty Images

(Photo by Kevin Winter/Getty Images)

HOMENAGEM

Além disso, o diretor Bong Joon-ho ganhou seu primeiro prêmio da noite dos vencedores do Oscar 2020 na categoria de Melhor Roteiro Original com o filme Parasita. Ao subir no palco, o cineasta, acompanhado do roteirista Han Jin Won, afirmou ser uma grande honra e também dedicou o troféu à Coreia do Sul. Aliás, Bong Joon Ho também ganhou a estatueta de melhor direção e homenageou ninguém menos que seu ídolo, Martin Scorsese.

Ao subir no palco, tentando não chorar, Joon-Ho relembrou um ensinamento da época de estudante de cinema, sobre a relação entre criatividade e a vivência do cineasta. A frase era de ninguém menos que Scorsese, ao qual agradeceu por ter sido indicado na mesma categoria. O momento fez com que o sul-coreano fosse ovacionado pelo público ali presente.

vencedores do Oscar 2020 homenagem

Homenagem de Bong Joon-ho a Martin Scorese emocionou o público

Escrever um roteiro sempre é um processo solitário”, falou através de sua tradutora. “Não se escreve para representar um país, mas esse primeiro Oscar é da Coreia do Sul”, comemorou.

Quando Jin Won assumiu o microfone, Joon-Ho ficou ao fundo do palco apreciando sua vitória.

EMPODERAMENTO FEMININO NOS VENCEDORES DO OSCAR 2020

As atrizes Sigourney Weaver (Alien), Brie Larson (Capitã Marvel) e Gal Gadot (Mulher-Maravilha) se juntaram no palco do Oscar para dar continuidade à cerimônia trazendo aos presentes o vencedor da categoria de Melhor Trilha Original. Entretanto, antes disso, Gadot e Larson tiraram um momento para agradecer o impacto da carreira de Weaver, afirmando que foi ela que abriu o caminho para as super-heroínas do cinema.

Empoderamento feminino vencedores do Oscar 2020

Foto / Divulgação

Ademais, continuando a discussão sobre representação feminina nas telonas, o trio até chegou a brincar, ao mencionar que estão cogitando abrir um Clube da Luta.

O vencedor ganha sushi e tequila a vontade, mas o perdedor precisa aguentar uma série de jornalistas perguntando como é ser uma mulher de Hollywood”, alfinetaram.

A compositora Hildur Guðnadóttir, de Coringa, saiu vencedora do prêmio e ela também usou seu discurso para falar sobre representatividade. “Às mães e filhas que sentem a música dentro de si”.

O VENCEDOR DOS VENCEDORES DO OSCAR 2020

Indo contra a maré, imaginando-se que, 1917 ou Coringa. favoritos à premiação, sairiam como vencedores do Oscar 2020. Contudo, Parasita acabou fazendo história na cerimônia e se tornou o primeiro filme sul-coreano a vencer na categoria principal de Melhor Filme.

vencedores do Oscar 2020 Parasita melhor filme

vencedores do Oscar 2020 Parasita melhor filme

Filme com mais indicações, Coringa terminou a noite com apenas dois prêmios: Melhor Ator, para Joaquin Phoenix; e Melhor Trilha Sonora Original. Por outro lado, 1917, outro longa do time dos favoritos, levou estatuetas em três categorias: Melhores Efeitos Visuais – uma surpresa, já que o favorito era O Rei Leão -; Melhor Mixagem de Som; e Melhor Fotografia.

A saber, o longa dirigido por Bong Joon Ho já havia sido premiado em Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Internacional.

Enfim, confira os vencedores do Oscar 2020 que estarão destacados em vermelho.

MELHOR FILME

MELHOR ATOR

MELHOR ATRIZ

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

MELHOR ATOR COADJUVANTE

MELHOR ANIMAÇÃO

MELHOR FOTOGRAFIA

MELHOR FIGURINO

MELHOR DIREÇÃO

MELHOR DOCUMENTÁRIO

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

  • In The Absense
  • Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl) (VENCEDOR)
  • Life Overtakes Me
  • St. Louis Superman
  • Walk Run Cha-Cha

MELHOR EDIÇÃO

MELHOR FILME INTERNACIONAL

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

  • Toy Story 4 – “I Can’t Let You Throw Yourself Away”
  • Rocketman – “(I’m Gonna) Love Me Again” (VENCEDOR)
  • Superação: O Milagre da Fé – “I’m Standing With You”
  • Frozen 2 – “Into The Unknown”
  • Harriet – “Stand Up”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

MELHOR CURTA ANIMADO

  • DCERA (Daughter)
  • Hair Love (VENCEDOR)
  • Kitbull
  • Memorable
  • Sister

MELHOR CURTA-METRAGEM

  • Brotherhood
  • Nefta Football Club
  • The Neighbors’ Window (VENCEDOR)
  • Saria
  • A Sister

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

MELHOR MIXAGEM DE SOM

MELHORES EFEITOS VISUAIS

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN