‘Vento Selvagem’ discute os conflitos sociais na África do Sul
Jorge Feitosa
Ao deixar a esposa grávida para fazer uma batida numa boca, o policial negro Vusi (Mothusi Magano) não tem pruridos em dividir com o parceiro branco John (Frank Rautenbach) o lucro com a droga apreendida vendendo-a para um traficante local. Trabalho sujo que cabe ao primeiro enquanto o outro vai posar de bom moço levando uma viciada para os devidos cuidados.
Em ‘Vento Selvagem (Wild is The Wind)’, filme de estreia do diretor e roteirista sul-africano Fabian Medea em cartaz na Netflix, essa divisão de tarefas ingrata causa ainda mais incômodo em se tratando de uma cidadezinha da África do Sul onde ainda se vive as consequências do Apartheid, o regime de segregação racial derrubado pelo ativista e depois presidente Nelson Mandela.
- ‘Carvão’ é um verdadeiro filme-denúncia
- ‘A Luz do Demônio’ é tudo que você já viu sobre o gênero
- ‘Argentina, 1985’: a luta pela justiça em uma país pós ditadura militar
Conflitos sociais
E o assassinato de uma garota branca (Izel Bezuidenhout) depois de ser vista com o namorado negro era o estopim que se precisava para implodir uma convivência delicada, em que a comunicação se mostra difícil até mesmo nos dialetos que uns usam pra excluir os outros. Enquanto Vusi e John, com seus próprios problemas com dinheiro, precisam agir rápido pra resolvê-los junto com o caso.
Só por isso Vento Selvagem, apesar de sua duração excessiva, merece ser visto por não se furtar a abordar um tema espinhoso e como o registro sincero de uma realidade perturbadora, que tão cedo não muda.
Onde assistir ao filme Vento Selvagem?
A saber, Vento Selvagem está em cartaz na Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Vento Selvagem
Vento Selvagem: elenco do filme
Mothusi Magano
Frank Rautenbach
Chris Chameleon
Izel Bezuidenhout
Ficha TécnicaTítulo original: Wild is The Wind
Direção: Fabian Medea
Roteiro: Fabian Medea
Duração: 123 minutos
País: África do Sul
Gênero: drama, policial
Ano: 2022
Classificação: 16 anos