Jornada

Vittória Braun e Rafael Lorga lançam o clipe de “Jornada”

Guilherme Farizeli

Cores, paisagens e afetos. Se fosse para escolher três palavras para resumir o clipe de “Jornada”, primeiro single do novo disco da dupla Vittória Braun e Rafael Lorga, seriam essas. Ao contrário do EP de estreia, “Alargar o Mundo“, que levou quatro anos para chegar aos ouvidos do público, o álbum “Salto no Breu” foi todo gravado num mergulho profundo de três meses. A saber, a produção musical ficou por conta do baiano Pedro Itan, com coprodução de Claudio Nucci.

“Jornada” descreve uma viagem por diferentes brasis. A partir do desejo de desvendar novos caminhos e desatar os nós. Nesse sentido, partindo do sertão em direção ao mar, passando por veredas, cafundós e também pelas grandes cidades, a música carrega uma sonoridade que aponta para um imaginário de América Latina que Vittória e Rafael gostam de ouvir e sentir através de suas palavras, timbres e ritmos.

Single é fruto de parceria inédita

A escolha do single foi difícil para os dois, que são um casal há seis anos. “Não é que ‘Jornada’ resuma o disco, mas ela diz muito dos nossos desejos enquanto duo, no sentido do lugar onde colocamos as nossas vozes e de ser uma música que cantamos juntos. Uma das razões de ter sido escolhida veio do que a música é, do caminho que Iara e Rafa desenharam ela e da potência que ela representa“, conta Vittória, nascida em Belém e radicada no Rio de Janeiro.

A música inaugura a parceria do carioca Rafael Lorga com Iara Ferreira, paulista da divisa com Minas Gerais. Iara vem sendo gravada por artistas em ascensão, como Ilessi, Júlia Vargas e a própria Pietá, da qual Rafael faz parte. De um ano para cá, ele vem investindo com mais carinho nas parcerias porque descobriu que gosta mais de compor junto.

“Jornada” incita liberdade em meio ao isolamento

E foi assim que fizeram “Jornada” no início dessa pandemia que jamais esqueceremos. “De repente, a gente se deu conta de que não iria mais circular. A música veio dessa vontade de sair, seguir e sonhar. Ir sem medo do que virá, sem saber pra onde vamos, mas sabendo que não andamos sós. A canção brotou desse turbilhão de sentimentos. Iara mandou as duas primeiras estrofes lá atrás e retomei agora, movido pelo desejo de colocar ela no álbum. Trouxe outros cenários para a letra“, rebobina Rafael.

Dirigido por Caio Riscado, o clipe apresenta imagens que buscam “re-banhar” as secas dos nossos sertões (pessoais) com correntes de azul: ar, água, céu e mar. Os artistas investem também em chamados para o azul vento: para os braços que agitam bandeiras e sopram esperança nos acontecimentos. Em “Jornada”, Vittória Braun e Rafael Lorga fazem azul para fazer da canção uma aposta de futuro, poesia em movimento, um convite para nadar ou, quem sabe, voar de mãos dadas? Este clipe de “Jornada” e o disco “Salto no Breu”, que sai em 16 de abril, foram realizados com recursos do edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Enfim, confira o videoclipe de ‘Jornada’:

Guilherme Farizeli

Músico há mais de mil vidas. Profissional de Marketing apaixonado por cinema, séries, quadrinhos e futebol. Bijú lover. Um amante incondicional da arte, que acredita que ela deve ser sempre inclusiva, democrática e representativa. Remember, kids: vida sem arte, não é NADA!
NAN