‘Vovó Saiu do Armário’ (Netflix): uma ideia boa, mas muito mal transmitida
Jorge Feitosa
Ao se encontrar prestes a casar com o belo herdeiro de uma rica e conservadora família escocesa, Eva (Ingrid Garcia Jonsson) parece realizar o sonho da maioria das mulheres que procuram uma vida estável e confortável. Principalmente por ter sido criada pela avó, Celia (Rosa Maria Sardá, em seu último papel) e com a mãe ausente. No entanto, essa tranquilidade sofre um abalo quando ela descobre que a avó resolveu oficializar a união de anos com sua companheira, Sofia (Verônica Forqué), o que supostamente abalaria o convívio com os sogros.
A saber, Vovó Saiu do Armário (Salir del Ropero), da Netflix, é uma daquelas comédias de costumes em que um ou mais membros de uma família não aceitam o comportamento de outros e acham que podem se prejudicar com isso. Entretanto, sempre usando a sátira e o bom humor em prol de uma clima leve para a trama.
Falta de experiência
Ángeles Reiné assume o roteiro e a direção deste filme para a Netflix com um elenco simpático e bem colocado, onde a mocinha volta às origens pra reencontrar um amor antigo e finalmente descobrir que ama seus familiares do jeito que eles são.
Contudo, a falta de experiência de Reiné é evidente em um roteiro que tem aquele arroz com feijão básico, mas sem comicidade. A não ser em momentos de vergonha alheia que, somados àquela verborragia tipicamente latina, dão vontade de ver o filme acabar logo.
Além disso, faltam cortes e enquadramentos que deem mais destaque aos atores e dinamismo às cenas. Já outros não só dão um ar incômodo de produção caseira como também fazem mal uso das belas locações na Ilhas Canárias da Espanha. Por fim, Vovó Saiu do Armário, da Netflix, é uma obra que tem uma mensagem importante e deveria encher os olhos. No entanto, deixa a impressão de que seria mais bem transmitida em outro filme.
TRAILER
[youtube v=”gbzs0j0QEG8″]
FICHA TÉCNICA
Título original do filme: Salir del Ropero
Direção: Ángeles Reiné
Roteiro: Ángeles Reiné
Elenco: Rosa María Sardà, Verónica Forqué, Ingrid García Jonsson
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 22/01/21
País: Espanha
Gênero: comédia
Ano de produção: 2021
Duração: 95 minutos
Classificação: 16 anos