WandaVision: oito curiosidades que você, provavelmente, não sabia
Juliana Góes
No último fim de semana, enfim, estreou WandaVision e o ULTRAVERSO separou algumas curiosidades sobre a série. A saber, o tão esperado primeira seriado exclusivo para o Disney+ da Marvel Studios se passa depois dos eventos narrados no filme Vingadores: Ultimato.
Assim, a série continua a história de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany), um casal de super-heróis com vidas aparentemente perfeitas que começam a suspeitar da realidade. Então, com a chegada de WandaVision ao Disney+, compartilhamos oito curiosidades imperdíveis sobre a série e seus personagens. Confira:
1. Elizabeth Olsen
A primeira das curiosidades sobre WandaVision é que, sobre Elizabeth Olsen. Afinal, após uma breve participação em Capitão América e o Soldado Invernal, a atriz estreou como Wanda Maximoff em 2015, quando interpretou a personagem em Vingadores: Era de Ultron. Contudo, no ano seguinte, fez uma aparição pós-crédito em Capitão América: Guerra Civil. Além disso, três anos depois, em 2019, voltou para a tela grande como Wanda em Vingadores: Ultimato. A novidade? Em 2022, os fãs poderão vê-la interpretar Wanda novamente em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura.
2. Talentos da América Latina
Em segundo lugar nas curiosidades sobre WandaVision estão os figurinos. Isso porque eles também enfrentaram o desafio de se adaptar a cada período histórico retratado. Ou seja, quem assumiu este desafio foi a figurinista Mayes C. Rubeo, nascida e criada na Cidade do México. Aliás, WandaVision é o segundo projeto da Marvel do qual Rubeo participa, já que também foi figurinista do filme Thor: Ragnarok.
Referindo-se à série, ela comenta: “É raro encontrar uma história que se estenda por tantas décadas, sem que os personagens envelheçam. Então, o conceito e a maneira brilhante como Matt dirigiu cada episódio tornaram meu trabalho muito emocionante”. Então, sabe quais são as peças de vestuário favoritas de Rubeo? A roupa do Visão e o vestido de noiva de Wanda dos créditos iniciais, inspirados no estilo de Audrey Hepburn.
3. Trilha sonora
Ademais, as músicas de WandaVision trazem as marcas de uma dupla criativa muito especial. Eles são o casal de compositores vencedores do Oscar Kristen Anderson-López e Robert López, criadores da icônica música “Let it Go”, de Frozen: Uma Aventura Congelante.
“WandaVision é um projeto incrível, estranho e totalmente único. Quando o diretor Matt Shakman – um velho amigo da faculdade – nos contou sobre o projeto, nem tivemos que pensar sobre isso. Então, adoramos como a sitcom americana foi combinada com a profunda sensação de desconforto da história, e o desafio de ajudar a definir esse tom foi muito interessante. Também nos sentimos identificados, como casal, com o caos que Wanda e Visão passam: tentar manter uma família amorosa e feliz em meio a um ataque implacável e crescente de problemas”, diz López.
Vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
4. Efeitos especiais
Por outro lado, temos os efeitos especiais. De acordo com Tara DeMarco, supervisora de efeitos visuais, os cineastas estudaram os efeitos especiais manuais e os primeiros efeitos visuais de cinema e televisão de cada época. Aliás, para os três primeiros episódios, fiéis às práticas dos anos 1950 e 1960, foram usados adereços suspensos, cortes manuais de filme e efeitos de retrocesso. No entanto, eles melhoraram a aparência usando as ferramentas atuais.
“Usamos tecnologia contemporânea para ajudar a remover os cabos e suavizar os cortes. Mas muitos dos efeitos foram feitos na frente das câmeras”, diz DeMarco.
5. Paul Bettany
Em WandaVision, Paul Bettany volta a interpretar o androide Visão, depois de dar vida ao personagem em três filmes da Marvel Studios: Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Era de Ultron e Vingadores: Guerra Infinita. Entretanto, a estreia do ator no universo cinematográfico da Marvel foi em 2008, quando ele dublou J.A.R.V.I.S. em Homem de Ferro.
6. Diferentes lentes de câmera
Outra das muitas interessantes curiosidades sobre WandaVision são as lentes utilizadas pelas câmeras nas filmagens. A saber, os episódios abrangem os anos 1950 até o início dos anos 2000. No entanto, para alcançar a estética visual dos sete momentos históricos da série, o diretor de fotografia Jess Hall usou 47 lentes de câmera diferentes. Aliás, muitas delas modificadas para atingir características específicas de um período.
“Em essência, a abordagem foi estudar e absorver as referências de cada período, destilar suas escolhas técnicas e estéticas, e então filtrá-las com nossas próprias sensibilidades de estilo. Por isso, o objetivo era criar imagens verdadeiramente pós-modernas, não simplesmente uma homenagem ao passado”, explica Hall.
7. Público ao vivo
Em homenagem aos clássicos seriados da TV americana, os cineastas de WandaVision decidiram filmar o primeiro episódio da série para um público ao vivo. Assim, eles obtiveram risos espontâneos do público, um elemento clássico do gênero. Além disso, motivaram os atores de uma forma única:
“É incrível o que acontece quando você coloca atores diante de um público ao vivo. A adrenalina, o entusiasmo, a comunicação que ocorre entre os atores e o público. Isso eleva o material
e se torna algo mais parecido com o teatro”, afirma Matt Shakman, que dirigiu todos os episódios.
8. Conselhos de uma lenda da comédia
Por fim, na última das curiosidades a respeito de WandaVision, o elenco e a equipe estudaram comédias clássicas dos anos 1950 até o início do século 21. “Queríamos ter certeza de que o que estávamos criando era absolutamente fiel às séries originais que usamos de referência”, disse o diretor Matt Shakman. “Para isso, assistimos muitos episódios, lemos livros sobre como essas séries foram feitas e entrevistamos, quando possível, pessoas que trabalharam nessas séries”, concluiu.
Então, com esse objetivo em mente, Shakman e Kevin Feige – presidente da Marvel Studios e diretor criativo da Marvel – se reuniram com o lendário ator e comediante Dick Van Dyke, criador do The Dick Van Dyke Show. “Foi uma experiência deliciosa e uma ótima maneira de ver como eles produziram o programa, que é a inspiração para nosso primeiro episódio”, finalizou o cineasta.