‘Wicked’ é um musical simplesmente incrível

Bruno Oliveira

O ano pode estar acabando, mas ainda temos tempo para coisas boas serem lançadas. Wicked está chegando para ser esse frescor de fantasia e emoção que, sem saber, tanto precisava. O longa é baseado na peça musical da Broadway de mesmo nome, que por si só é baseada nos livros de O Magico de Oz escrito por L. Frank Baum. Nesse incrível musical conhecemos a história de Elphaba, a famosa Bruxa Má do Oeste e acompanhamos sua vida desde o seu nascimento até o momento em que ela se torna essa terrível vilã. Mas será que ela é má mesmo?

Sinopse

Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem como outra qualquer do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.

LEIA TAMBÉM:

Começando pelo final

Quero começar avisando que essa é a Parte 1 de Wicked, a segunda parte está programada para 2025. Os acontecimentos dessa primeira parte vão até o final do primeiro ato do espetáculo musical. Para quem conhece, sabe o quão incrível é esse final e achei genial parar aí. Nada iria superar esse momento, o que viesse depois seria apenas um anticlímax. Me adiantando um pouco sobre tudo o que quero falar, é preciso dizer o quanto esses momentos finais me deixaram preso na cadeira e o quanto é emocionante escutar Defying Gravity em uma sala de cinema. Os olhos marejados chegam sem previsão e, se você possui minimamente um coração, também irá chorar. É tudo muito bem construído até esse momento e julgo impossível não se empolgar.

Muitos efeitos práticos e pouco CGI

O filme é lindo de todas as maneiras possíveis. A fotografia é de uma beleza estonteante e me fez questionar se existem tantas cores assim, vide o campo de tulipas, cuja a produção plantou nove mil delas para criar aquele visual. Por falar nisso, é preciso dizer que todos os cenários são reais. Tudo ali foi construído. O CGI é usado apenas para retoques. Isso dá uma credibilidade muito grande ao que estamos vendo e conseguiram transformar esse mundo em algo tátil e crível. A direção de Jon M. Chu beira a perfeição e esse longa crava que ele é o cara dos musicais. Fez também Em Um Bairro de Nova York (2021) que também é incrível. Só quero vê-lo em musicais a partir de agora.

Um musical clássico

E sim, ele é um musical, e digo que é um daqueles musicais clássicos. A maioria deve saber, mas sempre tem alguns desavisados por aí. Acredito veementemente que sua história é tão boa que vai conseguir quebrar essa barreira. Rezo por isso. Posso chamá-lo de épico com seus 160 minutos que passaram bem rápido devido a imersão e a sua história perfeitinha.

Ainda no assunto preciso comentar as duas principais atrizes desse longa. Cynthia Erivo (Maus Momentos no Hotel Royale) é uma força da natureza e consegue ser ingênua e mordaz quando precisa ser, e canta como ninguém. Ariana Grande (Não Olhe Para Cima) foi uma grande surpresa. Tinha dúvidas quanto a ela, mas mostrou a que veio. Sua personagem é o alívio cômico perfeito e na medida, além de ser a coprotagonista dessa história. Ainda tenho algumas perguntas sobre a personagem, mas vou esperar para saber se a Parte 2 me responde.

Conclusão

Wicked é simplesmente incrível. Não tenho como falar mal de nada dele. Me pegou do início ao fim e pude me emocionar bastante em pelo menos dois momentos. Acho que todos saberão quais são. Desde já estou ansioso para o fechamento da história da qual eu não sei absolutamente nada. Duvido que consiga ser melhor, afinal, o primeiro ato de um musical é sempre o melhor, mas tenho confiança nos envolvidos de que farão algo pelo menos a altura. Vale mencionar duas participações mais do que especiais que farão os fãs da peça vibrarem, além de alguns easter eggs para os fãs. Obrigatório para quem já conhece a história e espero que o muro contra musicais seja derrubado aqui e que todos consigam se divertir ao máximo como eu me diverti.  

Onde assistir ao filme Wicked?

O filme Wicked está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco de Wicked

Cynthia Erivo
Ariana Grande
Jonathan Bailey
Marissa Bode
Ethan Slater
Michelle Yeoh
Jeff Goldbllum
Keala Settle
Bronwyn James
Bowen Yang

Trailer – Wicked

Ficha Técnica – Wicked

Título original: Wicked (Parte 1)
Direção: Jon M. Chu
Roteiro: Winnie Holzman e Dana Fox
Data de estreia: 21 de novembro de 2024
Duração: 160 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: musical, fantasia
Ano: 2024
Classificação: 10 anos

Bruno Oliveira

NAN