X-Men no cinema: entenda a cronologia mutante
Pedro Marco
Quase 20 anos se passaram desde a primeira vez que vimos os mutantes nas telas. Iniciada em 2000, esta saga de 13 filmes explorou os mutantes até beirar a saturação. A partir de agora, os filhos do átomo retornam para a Marvel com a compra da Fox. No entanto, com alguns reinícios e trocas de personagens, os produtores se esforçavam para manter uma linha do tempo coerente. Mesmo em face a tantos retcons. Enquanto isso, um público geral ficava cada vez mais confuso. Com a chegada de “X-Men: Fênix Negra”, algumas pessoas começam a enumerar perguntas. “Onde se passa este filme?” ou “A Jean Grey já não foi a Fênix?”. Calma!
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘X-MEN: FÊNIX NEGRA’
– CINÉPOLIS LANÇA BELÍSSIMO COMBO DE ‘X-MEN: FÊNIX NEGRA’!
– VÍDEO DE ‘X-MEN: FÊNIX NEGRA’ TRAZ REFERÊNCIAS AO MCU E A GOT
Aqueles que já estavam acostumados com anos de gibis dos mutantes, talvez estivessem mais preparados a esta grande farofada de linhas. Esse negócio de realidades e tempos diferentes certamente não é para qualquer um. Para tentar explicar a linha que se firmou ao longo dos anos a fim de se preparar para o último longa da franquia, vamos analisar ponto a ponto o que aconteceu no universo mais famoso da Fox. Confira:
O primeiro mutante, até onde foi explorado o universo cinematográfico, foi Em Sabah Nur, em 8.000 Antes de Cristo. Ele foi traído por seus súditos e ficou aprisionado para a eternidade. Depois disto, pulamos para 1845. É quando o doente James Howlett, 7 anos, desperta seu gene mutante de garras de osso e regeneração em nível celular. Partindo com seu irmão, Victor Creed, os dois migravam entre as grandes batalhas da humanidade tentando encontrar seu lugar no mundo.
Quase 100 anos depois… Em 1944, enquanto Logan e Dentes de Sabre lutam no Dia D, Erik Lehnsherr é pego no campo de concentração nazista. Ao mesmo tempo, Charles Xavier conhece Raven Darkholme em sua cozinha. Além disso, no ano seguinte, Logan conheceria em Hiroshima um homem que cobraria sua dividida no futuro.
Esta cronologia segue a vida de Logan até sua entrada no projeto Arma X. Apesar de ser abordado de formas diferentes, o programa que colocou ossos de Adamantium no nosso carcaju preferido manteve sua data e responsáveis.
A união entre os dois mutantes mais fortes do mundo acaba gerando a primeira super equipe de jovens superdotados. O filme é ambientado na crise dos mísseis de Cuba, em um dos ápices da Guerra Fria. É também quando a primeira turma dos filhos do átomo enfrenta o Clube do Inferno liderados por Sebastian Shaw. Este embate traria como consequência um antagonista mestre do magnetismo e uma lesão permanente em seu mentor. Nasciam ali Magneto e Professor X.
A partir deste ponto, temos que dividir a linha temporal em duas realidades paralelas. Para fins de distinção, Chamaremos de Realidade Original e Realidade Revisada.
Realidade Original
A primeira linha temporal desenhada pelos mutantes acaba tendo cerca de 40 anos contada apenas em diálogos. Entre 1962 e 2000, sabemos que, após a escola Xavier ser aberta em 1965 e fechada 5 anos depois por conta da guerra do Vietnã. Além disso, a mutante metamorfa conhecida como Mística assassina Bolívar Trask em Paris em 1973. É exatamente o mesmo ano em que James “Logan” Howlett entra para o Projeto Arma X que colocaria ossos de Adamantium em seu corpo. Enfrentando em 1979 um Deadpool bizarro, Wolverine acaba vagando sem memória até chegar à Escola Xavier. É daí que partimos nosso primeiro filme no “presente”.
-
Trilogia Clássica: X-Men (2000), X-Men 2 (2003) e X-Men: O Confronto Final (2006)
Oficialmente, a primeira grande reunião de heróis do cinema mostrava uma Escola Xavier firmada com sua equipe coesa e experiente. O grupo enfrentava um Magneto em busca de vingança, William Stryker com seu filho Legião e a força imbatível da Fênix Negra. Apesar de ainda hoje serem considerados grandes clássicos do gênero, os longas de Bryan Singer contam com algumas pequenas incongruências com suas prequels. Um deles é que Xavier se mostra confuso por não achar Magneto no cérebro, sendo que já sabia do capacete que bloqueava seus poderes. Ademais, Moira é dita como escocesa e, em Primeira Classe, americana. Por fim, Xavier também é mostrado andando em 1982 quando foi recrutar Jean, sendo que ficou paralítico em 1962.
Sete anos depois, vemos as consequências de Wolverine após a morte da Fênix Jean Grey. Além disso, ele retorna para “pagar” uma dívida com o Samurai de Prata no Japão. Apesar de parecer o início de uma nova franquia, com direito à sidekick e uniforme clássico, o filme é marcado certamente é válido por sua cena pós-crédito. Nela, já em 2015, Logan encontra-se com Charles Xavier e Magneto buscando sua ajuda.
Quase uma década depois do icônico encontro entre Charles, Magneto e Logan, os mutantes se mostram reclusos em um futuro apocalíptico dominado pelas sentinelas. Percebendo o efeito dominó de 50 anos causado pela morte de Trask, Xavier e Magneto juntam-se uma última vez. Eles optam por enviar Wolverine como uma última esperança para o passado. Lá, caso impedisse o evento, traria um futuro bem mais brilhante. Tendo êxito na tentativa de salvar a vida de Trask, não apenas uma Mística benevolente é criada como uma nova realidade começa a ser desenhada no universo mutante.
Realidade Revisada
A partir da alteração em 1973 pelo Wolverine com a consciência do futuro, o mundo volta a seguir um eixo de novas consequências, com um Projeto X reduzido e o despertar do mutante mais antigo do mundo.
Passando-se 10 anos depois, temos a equipe mutante mais querida do cinema enfrentando o primeiro mutante do mundo: Apocalipse. Enquanto tenta se firmar como um time tático harmônico e efetivo, os filhos do átomo acabam lidando com a primeira grande consequência desta nova realidade. Apocalypse acaba despertando por conta de distúrbios desta realidade. De fato, um desafio grande demais para os jovens X-Men. Certamente, isso seria o suficiente para despertar a força interior de Jean Grey e adiantar sua história em décadas. O longa traria ainda uma Tempestade e um Noturno muito mais jovens do que o habitual, além de uma alteração no rumo de William Stryker. Por fim, a mais polêmica alteração: o efeito dominó desencadeou uma Mística mais benevolente. Consequentemente, ela acabaria liderando a equipe. Enquanto isto, Wolverine foge do projeto Arma X e segue sua peregrinação de décadas até chegar na escola anos 2000.
Seguindo a cartilha de acompanhar os mutantes a cada 10 anos, o último filme da saga reúne as expectativas cabíveis para um adeus agridoce. Se tomarmos por base a cena final de Dias de um Futuro Esquecido, onde vemos a consciência de Logan chegando ao ano de 2023 desta realidade e encontrando Xavier, Jean e Scott vivos, podemos assumir um certo “spoiler” de como esta história vai acabar caso siga esta linha de congruência de eventos. Ao tirar para os trailers, vemos algumas alterações gritantes da realidade habitual que acompanhamos. Entre elas, o povo com cartazes de apoio aos mutantes e a aderência da força fênix em Jean Grey 10 anos antes. Além disso, há outras mudanças e até mortes que estarão lá para nos surpreender. Para saber mais, devemos esperar até 05 de junho, onde daremos adeus à este universo antes de seu aguardado retorno à Marvel.
-
Deadpool (2015) / Deadpool 2 (2018) / Logan (2029)
Por consequência das viagens no tempo e criação de uma realidade paralela, tivemos três grandes expoentes de um dos maiores exponenciais da Fox: os filmes de super-heróis de gênero. Passeando entre abordagens de comédia escrachada, terror (caso contemos com o misterioso Novos Mutantes) e drama, os filmes que mostravam o presente e futuro deste novo universo traziam grandes esperanças para a franquia. São histórias que serão lembradas para sempre.
Em Deadpool, vemos uma transformação de Wade Wilson no mercenário tagarela. Ela é ratificada pelas viagens no tempo mostradas no filme seguinte. Como pano de fundo, vemos ainda uma mansão Xavier funcional e íntegra. A escola de mutantes perpetuaria por pelo menos mais 5 anos, conforme citado anteriormente.
Já em Logan, vemos a decadência disto tudo a partir da morte dos mutantes e de uma doença degenerativa de grande risco sobre o telepata Professor X. Anos depois, em 2068, o mutante Cable retornaria no tempo a fim de fechar o ciclo desta complexa história.
O universo mutante no cinema começa e termina com o grande carcaju das garras de osso. Os filmes têm lá seus tropeços e deslizes, mas não há como ignorar seu grande pioneirismo e inovação em diversos pontos. Foi uma franquia que soube se reinventar numa época sem referenciais. É verdade que que aguardamos com ansiedade esta nova roupagem da equipe no MCU. Entretanto, os fãs mais saudosos guardarão para sempre em seus corações toda esta grande saga.