CRÍTICA | ‘Yesterday’
Alvaro Tallarico
Yesterday é baseado em um mote criativo que cria uma espécie de realismo fantástico divertido e inesperado.
Leia mais:
– 10 FILMES DE TERROR QUE DEVEM ESTREAR AINDA EM 2019
– POR QUE ‘A VIDA INVISÍVEL’ VAI REPRESENTAR O BRASIL NO OSCAR? ENTENDA!
– TRAILER | SEQUÊNCIA DE ‘OS PARÇAS’ PROMETE MANTER HUMOR DO ORIGINAL
Leia mais:
– CONHEÇA OUTROS FILMES INSPIRADOS NOS BEATLES
– DANNY BOYLE CONFIRMA DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO PARA ‘EXTERMÍNIO 3’
– ‘BACURAU’ LOTA PRÉ-ESTREIA NO CINE ODEON. VEJA COMO FOI!
A saber, o filme é bem dirigido por Danny Boyle, o qual utiliza planos criativos. Focando em objetos com a ação acontecendo ao fundo, usando closes nos momentos certos para expressar os sentimentos com mais força.
Só que, às vezes, milagres acontecem… e um acidente pode se tornar uma benção.
Agora, imagine que você é um músico em busca do sonho do sucesso que toca em bares e para os amigos. Durante o dia trabalha em um supermercado. Acontece que, subitamente, você é o único que já ouviu falar sobre “The Beatles”.
MAGIA AO REDOR
Certamente, quando Jack Malik canta a primeira música a magia parece surgir ao redor. Palmas para o diretor, uma vez mais, que traz a estupefação das pessoas ao escutarem as obras-primas dos Beatles pela primeira vez. Ao mesmo tempo, momentos cômicos saltam. Como quando Jack tentar apresentar a genial ‘Let it Be’ para seus pais. Gargalhei.
Não me peça imparcialidade, porque gosto bastante do Danny Boyle, simplesmente porque o cara fez alguns dos filmes que mais gostei. Por exemplo, “Trainspotting”. Além disso, não sou forte adepto de filmes de terror, mas “Extermínio” (28 days later) é demais. Se não conhecer esses dois (corre para ver!), deve ter ouvido falar naquele pelo qual Danny ganhou o Oscar de melhor diretor: ‘“Quem quer ser um milionário?” (Slumdog Millionaire).
Mais uma informação: sou fã dos Beatles, além disso, você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único. Dessa forma, o longa-metragem me agradou. Bem poderia ter odiado, visto que tinha expectativas.
Enfim, deu tudo certo. Ainda assim, comecei assistindo com um pé atrás, certo receio. Rapidamente, tais sentimentos se esvaneceram e recebi como presente belas gargalhadas e a alegria da sétima arte que tanto admiro.
A princípio, qualquer pessoa que gosta de música pode ser rapidamente atingida pelo filme. Convenhamos, “The Beatles” influenciaram – e influenciam – toda a cultura mundial. Logicamente, em especial, a ocidental.
ED SHEERAN E OS BEATLES
Foi cômico ver as gravações improvisadas de Malik em um estúdio caseiro e a providencial participação de Ed Sheeran, dando um toque espirituoso. Porque – claro, como todos – fica embasbacado com o “talento” de Jack.
O primeiro show do protagonista é arrepiante. A medida que algumas das melhores canções já feitas vão (re) aparecendo, as reações e a forma como o diretor coloca tornam mais especial.
Invariavelmente, o estilo videoclipe de direção do Danny Boyle, cai como uma luva sobre o roteiro – não genial – redondo e funcional de Richard Curtis.
Definitivamente também é uma história de amor. Acima de tudo, uma comédia romântica que entretém e passa seu recado. Prepare-se Jack Malik, pois lá vem o sol.
‘YESTERDAY’ FALA SOBRE SUCESSO
Ademais, Yesterday fala sobre fama e nos joga uma reflexão primária e relevante: o que é sucesso para você? O que importa de verdade?
Universos paralelos e suas piadas constantes. Atenção porque tem outra participação especialíssima, imagine só.
Pois saiba que uma vida bem-sucedida é uma vida feliz ao lado de pessoas que você ama. Ou de uma em específico. Piegas, cafona, romântico, antiquado… fofo.
Hey, Jude! Boyle manda bem e dirige um singelo e engraçado filme como um grande programa de videoclipes com os maiores sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Escrevi essa crítica Yesterday, no meu estilo crônica, tocado pela mensagem que a película oferece. Ainda por cima, para redigir as linhas finais, botei o fone de ouvido e dei o play. Adivinha em quê?
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Yesterday
Diretor: Danny Boyle
Elenco: Lily James, Himesh Patel, Ed Sheeran, Kate McKinnon, Joel Fry
Distribuição: Universal Pictures
Data de estreia: qui, 29/08/2019
País: Inglaterra
Gênero: Comédia
Ano de produção: 2019