Zona de Combate Netflix filme crítica

Zona de Combate: um “videogame” divertido, mas longo demais

Jorge Feitosa

Ao começar a assistir Zona de Combate (Outside The Wire), da Netflix, a impressão inicial é que teremos um ótimo filme de guerra ambientado em um futuro próximo e numa Ucrânia que atualmente já se encontra dividida entre o controle da Rússia e os rebeldes locais.

A saber, no filme dirigido por Mikael Håfström e escrito pelo roteirista de games Rob Yescombe (The Division), uma intervenção militar americana é feita com o uso de robôs de combate e, durante uma batalha, o piloto de drones Harp (Damson Idris) comete um ato de insubordinação que custa duas vidas, o que o leva a escolher entre ser levado a julgamento ou encarar uma missão sob o comando do andróide Leo (Anthonie Mackie).

Roteiro de videogame

Com locações na Hungria e o bom uso de fotografia em cores frias ou quentes de acordo com as cenas, a direção de Håfström é segura nas cenas de batalha e de luta, onde os efeitos e digitais e práticos são usados de forma bastante equilibrada.

Já o roteiro, com clara inspiração no filme Dia de Treinamento, até que vai bem ao ao estabelecer o conflito entre os personagens principais. Contudo, os diálogos didáticos e cheios de frases de efeito às vezes deixam a impressão de que estamos assistindo a um… videogame.

Zona de Combate Netflix crítica filme

Aliás, o fato de o personagem de Mackie ser um androide dotado de força e velocidade ampliadas serve perfeitamente para as cenas de ação. Além disso, sua programação que o permite criar as próprias regras oferece um bom contraponto ao soldado de Idris, que só conhece o combate por meio de uma tela.

Longo demais

Por outro lado, o uso de um vilão (Pilou Asbaek), que só dá as caras no final e a excessiva duração, não deixam de passar a ideia de que o filme poderia se sair melhor se fosse mais curto, tivesse menos personagens e fosse mais centrado nos protagonistas.

Por fim, Zona de Combate (Netflix) se sairia bem melhor se tivesse uns 30 minutos a menos. No entanto, ele questiona e diverte na medida do que se espera deste tipo de produção. Certamente vale a sentada no sofá.

TRAILER

[youtube v=”71QFeMSE3qU”]

FICHA TÉCNICA DE ZONA DE COMBATE (NETFLIX)

Título original do filme: Outside the Wire
Direção: Mikael Håfström
Roteiro: Rob Yescombe, Rowan Athale
Elenco: Anthony Mackie, Damson Idris, Emily Beecham, Michael Kelly, Pilou Asbæk
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 15/01/21
País: Estados Unidos
Gênero: ficção científica
Ano de produção: 2021
Duração: 115 minutos
Classificação: 18 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN