Cartaz reação em cadeia crítica do filme brasileiro

‘Reação em Cadeia’ é só mais um filme de ação

Wilson Spiler

Dirigido por Márcio Garcia (sim, o ator e atual apresentador do The Voice Kids), o filme Reação em Cadeia não é a estreia dele atrás das câmeras. O longa é o terceiro dirigido pelo cineasta. O primeiro foi a insossa comédia romântica Amor Por Acaso, em 2010. Por outro lado, seu segundo trabalho, Angie, de 2012, já mostrava alguma evolução caminhando para o lado do suspense. Se não era brilhante, já mostrava um avanço ao menos.

Agora, em Reação em Cadeia, o diretor aposta no cinema de ação, algo relativamente raro pelos lados tupiniquins. O filme, que estreia em 16 de setembro, traz rostos famosos como Monique Alfradique, Bruno Gissoni, André Bankoff, Silvio Matos, Juliana Knust, Victor Lamoglia e Chico Melo, por exemplo. A julgar pelo elenco, já estamos cientes que estamos diante de uma produção com orçamento acima dos padrões brasileiros.

A história de Reação em Cadeia

O filme conta a história de Guilherme (Bruno Gissoni), um auditor que descobre um desfalque na empresa onde trabalha e se envolve numa rede de corrupção que abastece o sistema político brasileiro. Ao se envolver emocionalmente com Lara (Monique Alfradique), uma antiga namorada do colégio, ele acaba entrando em uma cilada ainda maior ao descobrir que a jovem namora o problemático Zulu (André Bankoff).

Então, para tentar livrar-se da dívida do namorado, Lara envolve Guilherme em um esquema criminoso. Lavagem de dinheiro e tráfico de drogas são alguns dos problemas que Guilherme terá que se livrar, além do encalço da Polícia Federal.

Márcio Garcia como diretor

Reação em Cadeia não coroa o trabalho de Márcio Garcia, mas também não desabona. A sensação é de que a evolução (ainda que pequena) do filme anterior estagnou. Ao assistir o longa-metragem, a sensação é de que é só mais um entre muitos. Falta alma, assinatura. Não que seja uma péssima obra, mas é igual a tantas outras que estreiam semanalmente nos serviços de streaming. Além disso, o roteiro é raso, todo explicadinho e reforça estereótipos, mesmo com a supervisão de Bráulio Mantovani, responsável por alguns dos maiores sucessos do cinema nacional, como Tropa de Elite e Cidade de Deus. Até o título é uma espécie de trocadilho. Parece até uma “homenagem” à extinta banda de rock homônima.

Vendido como ação, Reação em Cadeia é quase um filme de drama. Afinal, as poucas cenas frenéticas não empolgam e o seu protagonista Bruno Gissoni não convence. Embora seja preciso reconhecer o esforço do rapaz. Destaques para Chico Melo, que vive o traficante Cabeça, bem como Juliana Knust, Victor Lamoglia e Jack Berraquero, que, mesmo com papéis tão curtos, conseguem chamar alguma atenção. A quem for assistir, recomendo desligar a mente. Mas se quiser uma sugestão, o cinema brasileiro tá recheado de coisa melhor.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Reação em Cadeia

Reação em Cadeia: elenco do filme

Bruno Gissoni
Monique Alfradique
André Bankoff
Adriano Garib
Silvio Matos
Juliana Knust
Victor Lamoglia
Chico Melo
Junior Lisboa Calheiros

Ficha Técnica

Título original do filme: Reação em Cadeia
Direção: Márcio Garcia
Roteiro: Márcio Garcia, Thiago Dottori
Distribuição: Paris Filmes, Downtown Filmes
Data de estreia: qui, 16/09/21
Onde assistir ao filme ‘Reação em Cadeia’: nos cinemas
País: Brasil
Gênero: ação
Duração: 96 minutos
Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN