Espetáculo “Ficção” ganha primeira temporada no Rio

Wilson Spiler

|

10 de abril de 2013

Estreia no dia 11 de abril, às 19h, no Teatro de Arena da Caixa Cultural do Rio, Ficção, novo espetáculo da premiada Cia Hiato, de São Paulo, dirigida por Leonardo Moreira, também dramaturgo final da encenação. A montagem, que estreou em outubro de 2012 no SESC Pompeia, participou do Festival Santiago A Mil no Chile e do Festival Tempo, no Rio, mas agora ganha sua primeira temporada na cidade. Estão no elenco Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah e Thiago Amaral. A temporada vai até 5 de maio, de quinta a domingo, às 19h. Por seu trabalho na peça, Thiago Amaral recebeu o prêmio de Melhor Ator do Prêmio Questão de Crítica. Ficção também recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (elenco e projeto visual).

59766_465332756876703_2115371559_nO espetáculo é formado por cinco partes: são cinco peças realizadas a partir de histórias pessoais dos atores, com finalização de dramaturgos colaboradores e do próprio Leonardo Moreira. Pontos de contato entre cada uma formam uma leitura completa ao final para quem assistir a todas, mas cada uma traz um fim em si mesma. “Ficção é um espetáculo composto por cinco esboços, autorretratos, rascunhados com honestidade (e coragem) pelos atores. Esses cinco monólogos (algo como museus em que intimidade e teatralidade se condensam) são refrações de um mesmo questionamento: é possível fugir da ficção na vida? Perder a ficção também não é perder uma realidade?”, explica o diretor e dramaturgo.

Os formatos de cada uma das intervenções variam desde um monólogo biográfico até uma situação cênica com a presença dos pais e irmãos dos atores em tempo real. Segundo Leonardo Moreira, Ficção aprofunda as pesquisas apontadas no espetáculo anterior da Cia. Hiato, “O Jardim”, que teve temporada no Rio em 2011, com lotação esgotada, também na Caixa Cultural. “Avançamos na pesquisa do teatro documental a partir de ficções dos atores, de dramaturgias confessionais”, destaca.

NÃO PERCA A PROMOÇÃO DO BLAH CULTURAL PARA A PEÇA: SÃO 3 PARES DE INGRESSOS EM SORTEIO

As cinco ficções:

Ficção # Thiago [campos] Amaral (de 25 a 28/04) – Thiago Amaral propõe a criação de uma ficção como pré texto para reatar laços com seu pai, após alguns anos sem qualquer contato.

Ficção # Aline [Moreira] Filócomo (11/04 e de 18 a 21/04) – Aline Filócomo expõe uma pequena enciclopédia de alines, desvendando a criação de uma ficção impossível, discutindo procedimentos de repetição e ineditismo, revendo os espetáculos que já fez e os que nunca fará.

Ficção # Luciana Paes [de barros] (12/04 e de 02 a 05/05) – Luciana Paes, em um prólogo para outra atriz, questiona a autoria em um processo criativo e colaborativo ao apresentar um projeto artístico inspirado pela artista Frida Kahlo, porém não realizado por ela.

Ficção # Maria Amélia [bethovem] Farah (13/04 e de 25 a 28/04) – Maria Amélia Farah relata a transição de filha para mãe, fundindo a experiência da maternidade com a experiência criativa. Ao relatar sua biografia e o contexto cultural que a formou (a ascendência árabe) e suas tentativas de matar a própria mãe, a atriz retoma uma vida abandonada.

Ficção # Fernanda Stefanski [Bernardes] (14/04 e de 18 a 21/04) – Fernanda Stefanski expõe, através de fotografias e reconstituições, uma tragéida familiar – o possível suicídio de seu tio – questionando os limites éticos implicados na coincidência entre arte e vida, repetição e impressão, ficção e realidade.

SERVIÇO:

Ficção – Cia. Hiato
Texto e direção: Leonardo Moreira
Local: CAIXA Cultural Rio – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro (estação metrô Carioca) | Telefone: 21 2544-4080
Temporada: De quinta a domingo, às 19h.
De 11/04/2013 a 05/05/2013
Horário: 19h | Lotação: 176 lugares | Duração: cada monólogo dura cerca de 60 minutos.
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos.
Ingressos: R$ 15,00 (Inteira) R$ 7,50 (Meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia) www.ciahiato.com.br

FICHA TÉCNICA:

Direção e dramaturgia: Leonardo Moreira
Elenco: Aline Filócomo | Fernanda Stefanski | Luciana Paes | Mariah Amélia Farah | Thiago Amaral
Colaboradores: Dilson do Amaral | Milena Filócomo | Pedro Tosta
Gestão, produção e colaboração criativa: Aura Cunha
Direção de arte (cenário e desenho de luz): Marisa Bentivegna
Assistência de cenografia: Ayelén Gastaldi | Julia Saldanha
Figurinos: João Pimenta
Núcleo de dramaturgia:
André Felipe | Diogo Spinelli | Mariana Delfini | Michelle Ferreira | Rafael Gomes | Thompson Loiola |
Fotos e vídeos: Otávio Dantas
Programação visual: Cassiano Tosta
Operação de luz, vídeo e som: Fabrício Licursi

*Cada ator é também autor de seu respectivo solo

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman