RESENHA | ‘Silêncio’ foca mais no romance do que resolver as questões que abordou inicialmente

Rafaela Guimarães

|

30 de junho de 2016

Richelle Mead nos apresenta a Fei, uma menina que vive em um povoado no alto da montanha. A protagonista é considerada uma artista, e os artistas possuem certo prestígio e são bastante prezados. No enredo criado por Richelle, todas as pessoas desse povoado, são surdas e algumas pessoas começam a perder parte da visão, se comunicando apenas pela linguagem dos sinais. No momento em que Fei percebe que sua irmã – que também é artista – está perdendo a visão, ela se desdobra para conseguir cobrir a irmã nas tarefas escolares e com afazeres domésticos.

Ela se desespera porque, as pessoas que perdem a visão, são mandadas para trabalhar nas minas, a fim de extrair pedras e metais, mas isso é praticamente uma sentença de morte, visto que, seus pais também morreram nessa mesma mina.

Capa Silêncio V4 DS.inddFei conhece Li Wei, que vive uma situação semelhante e decide sair da montanha para pedir ajuda a outro povoado, já que quem mora nas terras de baixo, envia comida em troca das pedras preciosas, que o povoado da montanha tem em suas minas. Mas como punição, a comida vem sido racionada pelas poucas pedras preciosas que estão sendo enviadas. O povo está passando fome e todos estão desesperados. Ambos decidem se unir na jornada para descer e se comunicar com outros povos em busca de ajuda.

Richelle Mead apresentou uma trama um pouco arrastada, com um fundo um tanto quanto clichê, sem nada de extraordinário. Por muitas das vezes, a leitura não fluía como inicialmente fluiu. Fei não é uma personagem muito forte, tirando seu dom especial que, acrescido com Li Wei, o típico “rebelde”, nos dá mais a ideia de clichê entre a menina que precisa de ajuda e o menino que irá lutar contra todos para ajudá-la.

A autora deixou algumas pontas soltas e focou mais no romance do que resolver as questões que abordou inicialmente no livro.

CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO

FICHA TÉCNICA

Título Original: Soundless
Tradutor: Daniela Porto
EAN: 9788501107381
Gênero: Jovem Adulto
Páginas: 280
Formato: 16 x 23 x 1,5 cm
Editora: Galera Record
preço: R$ 34,90

Rafaela Guimarães

Escritora, jornalista, redatora e colunista, roqueira, viciada em café, amante de séries, livros, quadrinhos e super heróis.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman