UnHide Conference | Saiba tudo o que rolou no evento
Gustavo Mafra
Nós fomos conferir a segunda edição do UnHide Conference, o maior evento de Digital Art da América Latina, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no espaço de eventos do Anhembi.
Leia mais:
– CCXP19 | PAV GROCHOLA, SUPERVISOR DE EFEITOS VISUAIS DO “ARANHAVERSO” VEM AO EVENTO
– EXPOSIÇÃO DE LEGO SOBRE A DC
– ‘BATMAN 80 – A EXPOSIÇÃO’, UM EVENTO PARA TODOS, SEM EXCEÇÃO
O espaço contou com mais de 100 palestrantes, divididos em 6 palcos e 12 mil metros quadrados, que juntos, totalizaram mais de 170 horas de conteúdo para os participantes ao longo dos 3 dias de evento. Grandes nomes da indústria marcaram presença no evento, ensinando e mostrando um pouco de seu trabalho e as histórias por traz de cada conceito.
Primeiro dia: Wacom, Studio Combo, Globo e Beeple
O primeiro dia de evento já foi marcado pela presença de Nobutaka, presidente da Wacom, que abriu a conferência e contou um pouco da trajetória da empresa, em um discurso motivador, e se reuniu junto a representantes de toda a América Latina para um grande bate-papo. Logo após, o Studio Combo subiu ao palco para contar um pouco da vida por trás das animações e ilustrações presentes no mercado. Já na parte da tarde, contamos com a presença de Lucia Modesto, supervisora de efeitos visuais dos estúdios Globo, que contou um pouco dos processos e um pouco de sua trajetória.
Em seguida, tivemos a presença do O2 Pós, estúdio de pós-produção para o mercado cinematográfico e publicitário, que abordou o processo de produção de diversas técnicas utilizadas no mercado. Após o estúdio, tivemos também Fellipe Beckman, líder de ambientes 3D na MPC, e contou um pouco de sua trajetória até o momento de sua entrada na indústria de efeitos visuais. Além disso, Beeple (Mike Winkelmann) mostrou um pouco do que aprendeu com a série Everydays, projeto que já dura mais de 10 anos, onde ele posta um trabalho por dia, e as vantagens disso.
Por fim, acompanhamos Kris Costa, líder de modelagem 3D na ILM, estúdio responsável pela modelagem de criaturas para as girantes dos cinemas, já tendo participado de produções como Os Vingadores, Transformers, Star Wars, King Kong e muitos outros.
Segundo dia: The Spa Studio, Marvel e Vetor Zero
Já o segundo dia começou com Cassio Braga, que contou um pouco de sua trajetória e revelou como grandes problemas podem gerar grandes oportunidades. Logo após, Gabriel Soares, da The Spa Studio, falou a respeito do concept 2D e da modelagem 3D, contando um pouco de sua trajetória e mostrando o foco de seu trabalho. Antes de finalizarmos a parte da manhã, tivemos a presença de Fernando Reule, que revelou como é a vida de um generalista, aquele profissional que pode exercer diversas funções distintas dentro da mesma área, juntamente com suas vantagens e desvantagens.
Após o almoço, começamos a tarde com a presença do Gaveta, que abordou a respeito de como a linguagem da comunicação propositalmente tosca influenciou na sua trajetória e como isso se tornou marca registrada do seu sucesso. Depois dele, acompanhamos um pouco da trajetória de Jana Schirmer e como ela chegou na Marvel, tendo trabalhado nos maiores estúdios do mundo e sendo destaque no mundo dos games, como ilustradora. Depois disso, tivemos no palco o estúdio Vetor Zero, onde Alceu e Evandro falaram da trajetória do estúdio na televisão brasileira, sendo pioneira em efeitos especiais, trazendo novas perspectivas, tendências e tecnologias.
Para finalizar o segundo dia de evento, Erik Johansson contou como funciona o processo por trás de muitas cenas fotográficas. Além disso, revelou alguns segredos para alcançar o resultado desejado, com muita criatividade e ideias!
Último dia: Unity, Grey NY, Adobe, Territory FX
Enfim, o último dia do evento começou com a presença de Alexandre Kikuchi, da Unity, produtora de motores gráficos para games. Ele abordou temas como o desenvolvimento de jogos e como o processo por trás do resultado final funciona. Logo após, Josan Gonzalez contou um pouco sobre negócios, auto-publicação e como funciona o processo de criação de uma ilustração.
Para encerrar a parte da manhã, Bernardo Romero, diretor executivo de criação da Grey NY, subiu ao palco da UnHide Conference. O artista falou um pouco de como funciona o processo criativo inicial de uma das maiores agências do mundo. Além disso, ele explicou como é estruturado e pensado cada projeto executado por eles.
A parte da tarde começou com a presença de Meredith Payne, gerente de produtos de imagem digital na Adobe. Ela falou um pouco de sua trajetória na empresa que começou em 1999 e segue até os dias atuais. Em seguida, tivemos Marti Romances, da Territory FX, que nos falou de sua carreira e falou contou um pouco sobre como é fazer design para os universos de Hollywood e Vale do Silício. Em seguida, Milton Menezes abordou sua experiência com seu primeiro curta. Ele nos contou ainda a respeito dos problemas enfrentados e todos erros cometidos, a fim de entendermos e otimizarmos o processo. Por fim, encerrando a UnHide Conference, Dama Jurabaev nos mostrou técnicas 2D, 3D e VR para introdução a artistas que querem adotar esse tipo de trabalho em seus projetos a fim de trazer resultados positivos.
Espaço Wacom
Além disso, ao longo dos três dias, a UnHide Conference contou com o espaço Wacom..Nele, artistas do mundo digital marcaram presença para mostrar o seu trabalho ao vivo com diversos temas. Estiveram presentes nomes como Gabriel Picolo e Daniel Lustosa no primeiro dia; Rafaella Tuma e Thiago Lehmann no segundo dia; além de Vitor “Fits” e Sara Prado no último dia.
Enfim, diversão e conhecimento não faltaram na UnHide Conference. Então, fiquem ligados para as próximas edições!