Fernando Cardoso cria webserie para o instagram

Fábio

Antes de mais nada, a pandemia causada pelo coronavirus tirou a classe artística da zona do conforto. Assim, os artistas aprenderam a se reinventar e, dessa forma, desenvolveram uma nova maneira de ampliar o diálogo com seu público. Partindo desta premissa, Fernando Cardoso, criou, dessa forma, a web série ‘Dizem Que Falam Que Não Sei o Que’. A saber, os episódios ficam no Instagram do projeto.

Telefone Sem Fio

A web série reúne histórias que lembram muito aquela brincadeira chamada ‘telefone sem fio’, que um conta para o outro e a fila vai andando, até que a história parece ganhar vida própria, com muitos meios, mas sem fim. São histórias curtas, em torno de quatro minutos de duração, que nesta primeira temporada, a princípio, concentrou autores brasileiros e, para as próximas temporadas, estão previstos autores portugueses e angolanos. Ou seja, a ideia é dar voz a artistas da língua portuguesa.

‘O Gambito da Rainha’ é um dos maiores acertos da Netflix
Websérie ‘Extremos’ estreia em 01 de dezembro
‘Os Últimos Dias de Gilda’ estreia no Canal Brasil

Estreia

O episódio de estreia do projeto de Fernando Cardoso foi ao ar no dia 23 de outubro e contou com a interpretação do ator Caio Blat e texto inédito da talentosa atriz e autora teatral Jandira Martini. A saber, ela venceu o prêmio APCA de melhor autora por ‘Eclipse’, em 2008. O segundo episódio da história continua com a atriz Grace Gionoukas (a saber, criadora do humorístico Terça Insana) e texto de Gabriel Chalita. São dois episódios por semana, publicados às terças e sextas, sempre ao meio-dia. A primeira temporada tem 20 episódios.

“Fiquei muito honrado em ser convidado para abrir o projeto, especialmente porque o texto de abertura é da Jandira Martini, uma das minhas maiores mestras. Os textos dela são cheios de sutilezas, ironias, ritmo, inteligência. E agora estou curiosíssimo para saber como o enredo se desenvolve, para onde a história vai, que tom os outros atores darão, e acompanhar o desenrolar desse processo colaborativo, essa soma de tantos olhares e ideias”

Caio Blat

“Sempre acreditei em textos coletivos, desde minha experiência na Royal Bexiga’s Company, na qual todo o Grupo participava da elaboração do texto do espetáculo. Grande parte das peças que escrevi também foram em parceria. Gosto da experiência e do resultado de textos coletivos. E, no momento em que vivemos, o projeto da Mesa2  vem mesmo a calhar, diante da quase total impossibilidade de nos reunirmos, esta passa ser uma bela oportunidade de reflexão e união através de um prazeroso trabalho coletivo.”

Jandira Martini

“Muito legal participar desse projeto com olhares tão diferentes nascidos de textos e interpretações, autores e artistas que amam a arte e que amam o pensar necessário que da arte pode nascer”

Gabriel Chalita

Fernando Cardoso

”Dizem que falam que não sei o quê” cria a possibilidade de reunir artistas de diversos países irmãos através do talento de autores, autoras, atores e atrizes que têm como instrumento de trabalho a língua portuguesa. Se eu conseguir que esse projeto atravesse o atlântico, neste momento em que temos que ficar em casa, ficarei imensamente feliz.

Tema

A música ‘Vou Batê pra Tu’, de Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, interpretada pela cantora Maria Alcina abre cada episódio de Dizem Que Falam Que Não Sei O Quê.

Autores

O projeto reúne histórias de autores dramaturgos, atores, jornalistas, roteiristas, bem como autores literários. Dentre eles, nomes como Alcides Nogueira, Caio de Andrade, Celia Alves, Clóvis Torres, além de Cristina Biscaia. Doc Comparato, Franz Keppler, Gabriel Chalita, Jandira Martini, José Fernando Peixoto de Azevedo, Marcelino Freire, Marcelo Varzea, bem como Maria Shu. Assim como Newton Moreno, Noemi Marinho, Rafael Primot e Regina Echeverria. Por fim, Rosangela Petta, Sergio Roveri e William Gutierre.

Artistas

Para dar vida as histórias que serão exibidas no perfil do Instagram do projeto e da Mesa 2 Produções, estão confirmados os atores de TV, teatro, humoristas e cantores, como: Caio Blat, Daniel Rocha, Debora Duboc e Débora Falabella. Assim como Denise Weinberg, Eriberto Leão, Fernanda Souza e Flávia Monteiro. Juntamente como Gabriela Duarte, Grace Gionoukas, Irene Ravache, Lucinha Lins, Naruna Costa e Nicole Puzzi. Assim como Paulo Américo, Sidney Santiago Kuanza, Silvio Guindane, Tania Alves e Tuca Andrada.  

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN