‘Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena’ ou Quando Mais Idiota Pior
Wilson Spiler
Produções com extraterrestres sempre chamam a atenção de fãs de ficção científica e geram boas produções. Muitos longas, de diferentes gêneros, já fizeram sucesso no cinema. Foi assim com Alien, O Oitavo Passageiro (1979), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), que abordavam mais a questão do terror; Cocoon (1985) e ET – O Extraterreste (1982), que focavam mais no drama; Marte Ataca! (1996), Independence Day (1996) e MIB: Homens de Preto (1996), que pendiam para a comédia e a aventura; assim como Contato (1996) e A Chegada (2016), que eram pura ficção científica.
Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena (Blasted), filme sobre o tema que acaba de estrear na Netflix, passa longe de ser memorável como esses citados acima. Se for para comparar, o longa norueguês pode ser associado à Marte Ataca!, por se tratar de uma obra de comédia pastelão, mas está longe do charme da produção dirigida por Tim Burton.
Leia também:
Terror ‘Sorria’ ganha primeiro trailer macabro: VEJA!
História do filme
Na trama, Sebastian (Axel Bøyum) quer fazer a despedida de solteiro perfeita, até para agradar seu chefe e garantir seu emprego. No entanto, sua noiva convida Mikkel (Fredrik Skogsrud) para a festa, um amigo de infância dele que nunca cresceu e fica sempre preso à nostalgia da infância vivida pelos dois.
Mas tudo acaba dando errado quando eles se dão conta que estão diante de uma invasão alienígena à Terra. Assim, passando por situações constrangedoras, eles acabam revivendo momentos do período em que eram crianças e reatam a amizade de longa data ao mesmo tempo em que lutam contra extraterrestres.
Problemas atrás de problemas
Embora Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena seja até bem produzido, com efeitos especiais aceitáveis dentro do orçamento que o filme dispõe, o longa, no entanto, foge de qualquer proposta que tenha sugerido. Afinal, como ficção científica é uma decepção, como comédia não faz rir, como ação é pífio e como drama não emociona.
Falta ainda profundidade ao roteiro, que se perde entre as gracinhas constrangedoras e as cenas de ação banais, recheadas de clichês, onde tem contagem para tiroteio, mensagem de motivação e um hip hop “maneiro” rolando durante os combates. Tudo normal que já cansamos de ver em produções do tipo.
Por fim, por conta da dupla de amigos imbecis e nerds, Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena remete a outro filme antigo que nada tem a ver com extraterrestres: Quanto Mais Idiota Melhor (1992). Mas, neste caso, assim como em Marte Ataca!, falta charme e, claro, graça à produção norueguesa. Dessa forma, poderia ser algo como Quanto Mais Idiota Pior. Portanto, para o seu bem, passe longe daqui.
Onde assistir ao filme Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena?
A saber, Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena estreou nesta terça-feira, 28 de junho de 2022 no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena, da Netflix
Elenco do filme Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena, da Netflix
Axel Bøyum
Fredrik Skogsrud
Ingrid Bolsø Berdal
Ficha Técnica do filme Dois Amigos e uma Ameaça Alienígena, da Netflix
Título original do filme: Blasted
Direção: Martin Sofiedal
Roteiro: Emanuel Nordrum
Duração: 115 minutos
País: Noruega
Gênero: comédia e ficção científica
Ano: 2022
Classificação: 14 anos