Copa 2014 | Com peças de Lego, ‘Guardian’ recria gol do Brasil na final de 70 e outros clássicos

Colaboração

Por Emiliano Mello*
Com a Copa do Mundo apontando, faltando pouco para a bola rolar nos estádios brasileiros, o jornal britânico “The Guardian” acaba de lançar uma série de animações em stop-motion feitas com pecinhas de Lego que trazem as jogadas históricas do mundial organizado pela Fifa, em homenagem aos momentos marcantes do torneio.
E o Brasil está lá, representado pelo gol de Carlos Alberto Torres contra a Itália, na final da Copa de 70 no México.
Aos 41 minutos do segundo tempo, o capitão do tricampeonato marcou um golaço que fechou o mundial. A beleza da jogada contra a Azzurra – ao melhor estilo “to the left, to the right” – fez o “Guardian” lembrar que “este é, talvez, um dos gols mais bonitos já feitos numa Copa do Mundo”.
Tá de brinqueichion? Então confere aí a homenagem




O Brasil venceu a partida contra a Itália por 4 a 1. Pelé foi o primeiro a marcar, aos 18 minutos do primeiro tempo. Os outros gols saíram no segundo tempo, anotados por Gérson e Jairzinho. A vitória confirmou o que Zagallo, técnico da seleção na época, prometera: “Seremos os primeiros a chegar e os últimos a irem embora [do México]”.
Conquistado o tri, o caneco foi nosso definitivamente. E roubado. Derretida aqui na terrinha na década de 1980, os canarinhos deram bye, bye à Jules Rimet. Finito. [veja aqui o gol original]
 
E por falar em roubar, Maradonna neles!
Outro momento lembrado pelo “Guardian” é o clássico gol de mão feito por Maradonna contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa de 86, também no México.
Após a partida, com vitória dos argentinos por 2 a 1, Dieguito soltou a frase que entraria para a história: “Marquei [o gol] um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus“. Essa Copa foi da Argentina, que levou a melhor na final contra a Alemanha Ocidental (3 X 1).



[veja aqui o gol original]
O “Guardian” promete exibir a série ao longo de toda a Copa do Mundo de 2014.
 
*Emiliano Mello é jornalista e pesquisador. Apronta por aí desde os tempos da internet a pavio. Editor de vídeo, mata no peito, corta pra direita, corta pra esquerda e põe onde a coruja dorme. É rock do bom ou, quem sabe, jazz.

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN