CCXP começa nesta quinta na São Paulo Expo

CCXP começa nesta quinta na São Paulo Expo. Créditos: Ariel Martini/ I Hate Flash. Créditos: Ariel Martini/ I Hate Flash

CCXP22 inicia nesta quinta sua programação na São Paulo Expo

Gilda Nobrega

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30 de novembro de 2022

A espera enfim acabou. A CCXP está de volta! A maior celebração da cultura pop e geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo e coleciona recordes. Nesta quarta-feira acontece a Spoiler Night, período de 3 horas em que o evento é aberto exclusivamente para convidados, imprensa e fãs que adquiriram as credenciais Unlock, Full Experience e Epic Experience.

Com a expectativa de receber 300 mil pessoas, contabilizando a Spoiler Night, o evento volta acontecer de forma presencial após dois anos de CCXP Worlds, formato digital da marca, agora em um cenário de muita comemoração da comunidade que fez a CCXP crescer desde 2014.

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Pela primeira vez, o evento contará com mais de 16 empresas parceiras de conteúdos, ou Content Partners, que são as plataformas de streaming e estúdios. Entre elas estão Crunchyroll, Disney, Globoplay, HBO Max, Mauricio de Sousa Produções, Netflix, Paramount Pictures, Paramount+, Paris Filmes, Prime Video, Spotify e Universal. O público vai viver uma experiência épica com mais de 260 painéis, 220 horas de conteúdo, muitos deles exclusivos e inéditos, inclusive com premieres de filmes e séries.

O evento acontece em uma área de 115 mil m² e conta com mais de 70 estandes espalhados no pavilhão que abriga as mais de 100 marcas que apostaram em ativações, ambientes instagramáveis e muita interação. Como sempre, no centro do evento, encontra-se o Artists’ Valley by Chiaroschuro Studios, um espaço voltado aos artistas inseridos no mundo dos quadrinhos. Este ano são mais de 500 profissionais, nacionais e internacionais, que inspiram milhares de fãs e desfilam a diversidade e muitas histórias.

A CCXP

Criada em 2014, a CCXP nasceu do desejo das equipes do Omelete, Iron Studios e Chiaroscuro Studios de trazer ao Brasil as experiências das grandes convenções internacionais de quadrinhos e cultura pop, como a San Diego Comic-Con.

Desde sua primeira edição a proposta do evento é criar para o fã brasileiro um ambiente ideal para encontros e experiências que marcam uma vida inteira. O público apaixonado, que por tantos anos não teve como demonstrar seu amor pelas principais histórias do mundo nerd, foi o que chamou a atenção de estúdios e marcas que movimentam a indústria do entretenimento nas vertentes. Tem filme, séries, histórias em quadrinhos, animes, mangás, cosplays, videogames, eSports e criadores de conteúdo, levando o evento a se tornar conhecido mundialmente.

Hoje em dia

Atualmente, CCXP é uma das marcas dentro da estrutura da Live Experience da Omelete Company, maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil. Mensalmente, a marca atinge mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, CCXP Awards, Gaules, BIG Festival e Game XP.

Além do crescimento de público de 97 mil em 2014 para 280 mil pessoas presentes em 2019, a organização também mudou de nome. Passando de Comic Con Experience para CCXP e desde então realizou eventos fora de São Paulo, como a CCXP Tour, em Recife (PE), e a CCXP Cologne, na cidade de Colônia, na Alemanha, com a finalidade de promover a marca internacionalmente.

“A volta para o presencial em 2022 é um cenário bem diferente de 2019. Muitas vertentes da cultura pop mudaram durante a pandemia e nesses anos chegaram novas plataformas e novos streamers surgiram, como é o caso do Gaules. Os estúdios também querem voltar a se conectar com os fãs e a comunidade, assim como nós, está ansiosa para o reencontro porque aqui, na CCXP, o fã pode ser quem ele quiser”, destaca Roberto Fabri, VP de conteúdo da CCXP.

Crescimento do evento

Fato que mostra o crescimento do evento está na abertura de novos espaços em seu mapa, entre os estreantes temos o Palco Bentô, dentro do Cosplay Universe, com conteúdo especializado na cultura asiática. A Arena Podcast, espaço para criadores produzirem episódios dentro do pavilhão. O Magic Market by Mercado Livre. O espaço temático que nesse ano foi inspirado nos históricos ‘mercados de pulgas’, onde pequenos varejistas terão oportunidade de participar da CCXP.

Para Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, o grande diferencial para esse ano é que o fã poderá ver nos detalhes o que a união entre a CCXP, estúdios e marcas pode proporcionar em questão de momentos inesquecíveis. “Cada painel, cada artista e cada estande foi fruto de muito planejamento, vontade e trabalho de todos. Tenho certeza que o evento deste ano vai ressignificar a palavra épico.”

Para orientar os visitantes do São Paulo Expo, a CCXP22 disponibiliza também o aplicativo oficial do evento. Lá, o público pode conhecer todas as áreas do maior festival de cultura pop do mundo através do mapa interativo, conferir todas as atrações e personalizar a experiência.

Escolhendo o que gostaria de ver no momento, montar a sua própria agenda e receber todas as atualizações em tempo real. O aplicativo está disponível para download de forma gratuita — compatível com os sistemas Android e iOS.

No site CCXP, os fãs que não puderam comparecer ao evento podem curtir os conteúdos do Palco Omelete by Next, da Arena Podcast e da Tribo Game Arena ao vivo e acompanhar a cobertura completa nas redes sociais. Exclusivamente hoje (30), na Spoiler Night, teremos a transmissão ao vivo do Palco Omelete by Next a partir das 19h.

Vendas de ingressos

Atualmente, a CCXP22 está em seu terceiro lote de ingressos e conta com diferentes tipos de credenciais, com algumas já esgotadas. As entradas diárias (de quinta a domingo) dão acesso às atividades, auditórios, painéis, participação de artistas e outras atrações dentro da CCXP22.

Ademais, sábado e o pacote de quatro dias estão esgotados. O Epic Experience, além de dar direito aos quatro dias do festival, permite que o fã entre 1h antes da abertura para o público geral. O fã tem direito a 1 foto ou autógrafo com um dos artistas convidados pela CCXP. Além disso, um kit com camiseta e pin exclusivos da CCXP, um pôster oficial do festival, um pôster com arte exclusiva, um pin da Iron Studios e um cordão.

Também esgotado, o Full Experience oferece o mesmo que o Epic, porém com um número maior de fotos e autógrafos (4 artistas convidados pela CCXP). Por fim, acesso a um estacionamento VIP, quatro colecionáveis em escala 1:10 produzidos pela Iron Studios, feitos exclusivamente para a CCXP. Uma sacola exclusiva do festival e um assento reservado no Palco Thunder by Cinemark Club.

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Gilda Nobrega

Carioca, apaixonada por música, shows e cinema.
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