Coração de Neon crítica do filme 2023

Foto: IHC / Divulgação

‘Coração de Neon’ aborda violência doméstica com trama cativante e mensagens de amor

Cadu Costa

|

10 de março de 2023

Não se faz cinema no Brasil sem amor. O que pode parecer um tanto quanto pitoresco traduz de corpo e alma o sentimento para conseguir finalizar uma obra audiovisual no país que tem uma parcela da população que questiona – e segue sem entender – uma importante lei como a Rouanet.

Mas, felizmente, isso não impede que diversos cineastas, produtores e artistas desistam de fazer cinema no Brasil diante das dificuldades e consigam entregar obras inteligentes, impactantes e até belas e inovadoras.

E esse é o caso do filme Coração de Neon, do diretor, roteirista, ator e músico Lucas Estevan Soares. Esse multiartista apresenta uma obra que foi elogiada em Cannes e classificada como a pioneira do chamado novo cinema popular brasileiro.

Leia também:

‘Pânico 6’ resgata o melhor da franquia slasher

Conheça as diretoras indicadas ao Oscar

‘Escola de Quebrada’ diverte e traz mais cor para uma realidade estigmatizada

Boquelove

A história gira em torno de do jovem Fernando (Lucas), que trabalha com seu pai, Lau (Paulo Matos), em um carro de telemensagens pelas ruas do bairro do Boqueirão, populoso bairro da zona sul de Curitiba.

O veículo batizado de Coração de Neon – ou “Boquelove”  – funciona como um elo de amor entre pai e filho que envolve até a maravilhosa cachorra Golden Afrodite. Esta creditada como Penélope Soares “In Memorian”, a falecida doguínea do diretor 🥹.

Esse amor que é espalhado por todo o Boqueirão sofre uma interrupção por conta de uma tragédia envolvendo um policial militar chamado Gomes (Wagner Jovanaci). O personagem exala o mal e é um autêntico agressor de mulheres e com isso cria uma verdadeira aversão do público.

Imersão

Por conta da mudança de chave logo nos primeiros minutos, somos levados a uma imersão interessante em uma realidade que foge dos tradicionais Rio e São Paulo, palco constante do cinema nacional.

Graças a isso, podemos conhecer melhor costumes, gírias e pessoas da capital do Paraná que vão muito além de pessoas que votam no ex-presidente que não falamos o nome.

Além disso, em Coração de Neon, a atuação dos atores e atrizes trazem uma vida diferente na narrativa e destacamos aqui, além de Fernando, o personagem de Wawa Black, que interpreta o melhor amigo do protagonista.

Trilha sonora

A trilha sonora, também interpretada por Lucas Estevan Soares, guia de forma delicada a história que tem caráter de vingança mas sobretudo de justiça e um alerta para a violência contra as mulheres.

Outro belo destaque vai para o estilo de filmagem com muitas cores, slow motion e lindas tomadas do bairro popular. As cenas finais onde há focos em Afrodite dentro do Boquelove são de uma poesia sublime.

O tom de Coração de Neon é inteligente, interessante, emocionante, divertido e merece muito ser visto por um Brasil que desconhece o que vai além da sua rua.

Coração de Neon chegou aos cinemas nesta quinta-feira, dia 9 de março, e é o primeiro filme do Brasil com tecnologia Dolby Atmos. Até a estreia no circuito comercial, o longa-metragem passou por festivais nos Estados Unidos, na Ásia, na Europa e na América Latina.

Onde assistir ao filme Coração de Neon?

A saber, Coração de Neon estreia nesta quinta-feira, 9 de março de 2023, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Coração de Neon

Coração de Neon: elenco do filme

Lucas Estevan Soares

Paulo Matos

Ana de Ferro

Ficha Técnica do filme Coração de Neon

Título original do filme: Coração de Neon

Direção: Lucas Estevan Soares

Roteiro: Lucas Estevan Soares

Duração: 100 minutos

País: Brasil

Gênero: drama

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
4

Créditos Galáticos: 4

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman