Crítica de Série | Shades Of Blue (Episódio Piloto)

Anderson Vidal

|

11 de janeiro de 2016

Séries com o tema policial já estão saturadas atualmente, porém, um ar fresco aconteceu com o enredo de Shades Of Blue, e teve a sua estreia como a maior audiência numa quinta-feira em 7 anos pelo canal NBC, já começando muito bem.

Na trama, Harlee Santos (Jennifer Lopez) é uma policial que está na equipe do Tenente Woz (Ray Liotta), e se vê obrigada a trabalhar com o FBI num esquema de anticorrupção, tendo que espionar a própria equipe.

Não sou de acompanhar séries policiais, só conheço o enredo de algumas por alto, e achei a de Shades Of Blue bastante original, interessante.

1x01-Pilot-Harlee-Santos-and-Matt-Wozniak-shades-of-blue-39150046-900-601

Ao longo do episódio, percebemos o quanto Harlee é humana em sua vida pessoal e o quanto ela é errada em sua vida profissional. Logo de início percebemos que ela não é tão boa policial. Ela acoberta um novato que matou ‘sem querer’ um rapaz que estava apenas jogando vídeo game, e que por acaso tinha drogas e armas na bolsa, então, logo em sua primeira cena, em que percebemos o quanto ela pensa na família ao pedir com todo carinho para a menina do corredor voltar para seu apartamento e fechar a porta, também vemos que ela pensa em seus companheiros de trabalho, independentemente de estarem certos ou não. Ela faz com que a cena da morte do ‘bandido’ seja alterada e “a verdade é a que estiver no relatório”, como a mesma diz.

Nisso, Shades of Blue nos conquista, em nos expor uma protagonista que não é certa, uma protagonista que é justa e é capaz de quaisquer coisas para se ajudar e ajudar quem estiver ao seu redor, e isso pode os render bons momentos na série, principalmente o plot principal.

1x01-Pilot-Harlee-Cristina-and-Matt-shades-of-blue-39150053-900-616

Poucas falhas me incomodaram aqui, como alguns diálogos, achei que em determinados momentos houve muitas frases de efeito, falas montadas para a situação, gostaria que o roteiro seguisse um rumo mais sutil em determinados momentos, mas isso nada compromete a trama. A edição foi muito boa, nos situando das cenas e das sequencias e em momento algum dos deixando perdidos ou cortando de uma hora para a outra.

Esse primeiro episódio trabalhou bastante sobre corrupção e nos situou do que veremos nos 13 episódios dessa primeira temporada. E entendi que essa causa que eles ‘defendem’, faz muito sentido. Em vez de policiais e bandidos saírem aos tiros, matando inocentes e tudo o mais, eles entram em acordos, pagando propinas e gerando a corrupção. Porém, isso mantem a comunidade tranquila, mantem a boa vida de seus filhos e seus familiares. Então, quem está certo e quem está errado? É errado fazer de tudo para sua filha ter uma boa vida? É errado proteger a sua comunidade?

Mas o FBI não está interessado nisso, e pesquisa quem ali estaria disposto a entrar no acordo e não aceitar ser preso. E Harlee está nesse perfil, ela cuida de sua filha sozinha e não aceitaria ser pressa e deixar a filha só. Então, em um esquema, o FBI a prende por aceitar propina.

shades-of-blue-pilot-review_1

Gostei muito desse episódio piloto e espero que os próximos sigam esse ritmo. A trama foi movimentada no início ao fim seguindo um ritmo que permaneceu na tela até o minuto final. Gostei de terem apresentados vários coadjuvantes que podem acrescentar na série, isso faz com que a trama seja real. As atuações estão ótimas, pelo menos até onde nos foi apresentado. Jennifer Lopez defendeu a sua personagem e nos fez acreditar no que ela estava passando, destaco muito a sequência em que ela pega o carro da filha para simular uma batida, isso mostrou as consequências de pequenas mentiras e as proporções que pode ocasionar. E percebemos em seu olhar o desespero em fazer o que está fazendo, e o medo de Woz descobrir a verdade. Quero muito que criem mais climas assim. E outro destaque para Ray Liotta que está maravilhoso.

No mais, acompanharei a primeira temporada de Shades Of Blue, e admito que quem me trouxe aqui foi a Jennifer Lopez, e continuarei pela história, pois vale muito a pena e tem tudo a crescer e nos proporcionar um ótimo drama policial.

Anderson Vidal

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman