Crítica de Teatro | O Gigante Egoísta

Colaboração

|

24 de novembro de 2014

*Por Amanda Leal

Após uma temporada paulista a Artesanal Cia de teatro apresenta no Rio de Janeiro o O Gigante Egoísta. O espetáculo foi ganhador do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro nas categorias de melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino e a estreia carioca aconteceu no dia 4 de Outubro no Teatro do Leblon.

O texto é inspirado no conto “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde, que foi adaptado por Gustavo Bicalho para a encenação. A adaptação faz muito bem o uso de uma construção que não entrega de mão beijada toda a história para as crianças. São peças de um quebra-cabeça que vão sendo montadas, fazendo o espectador (criança ou não) se questionar sobre o desdobramento da história retratada.

Como numa grande brincadeira, a encenação começa com um ritmo contínuo que não é perdido nem nos momentos de narração direta para a plateia. Os atores (Márcio Nascimento, Marcos Guilhon e Tatá Oliveira) estão bem entrosados e dominam toda a movimentação no palco, fazendo com que a peça se torne fluída.

>>> SAIBA MAIS SOBRE ‘O GIGANTE EGOÍSTA’

o gigante egoísta

Foto: Divulgação

Em meio a tantas peças infantis que diminuem a capacidade de entendimento dos pequenos, a direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves nos coloca ainda mais nesse lugar gostoso da brincadeira, fazendo com que a peteca não caia e tratando as crianças com a dignidade que merecem.

É um falar sério de brincadeira, mostrar o errado de forma amena, propagar o amor e a inclusão com o diferente, reconhecer o erro e mostrar que se pode acertar, respeitando assim os limites das crianças e levando em conta que o público que os assiste não é bobo e pelo contrário, são criaturinhas de muita opinião.

Fazendo uso do jogo da máscara teatral, da manipulação de bonecos e narração, a encenação fica ainda mais colorida. Esses elementos são colocados na medida certa, mesclando bem o uso de cada um deles, o que ajuda a prender a atenção de quem assiste. Esse tipo de espetáculo deve ser apreciado não só pelos pequenos, mas também pelos pais que se preocupam com a qualidade das informações que são levadas até os seus filhos.

No caso da Artesanal Cia de teatro, vemos que um trabalho contínuo de pesquisa e estudo influencia totalmente na qualidade do que é apresentado. O conjunto da obra é original, inteligente e tocante. Difícil foi sair do Teatro do Leblon e não pensar um pouco sobre a vida do Gigante, ou melhor, não pensar no Gigante que temos dentro de nós e que (às vezes) nos torna, mesmo sem querer, egoístas e indignos do nosso jardim.

SERVIÇO:

“O Gigante Egoísta”

Temporada: Até 21 de dezembro
Quando: Sábados e domingos, às 17h
Onde: Teatro do Leblon – Sala Fernanda Montenegro (Rua Conde de Bernadote, 26 – Leblon)
Quanto: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia)

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman