Foto: 20th Century Fox / Divulgação

CRÍTICA | ‘O Ódio que Você Semeia’, história jovial com peso dramático do contexto sócio-racial

Giovanna Landucci

|

3 de dezembro de 2018

Exibido no Festival de Toronto deste ano, O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give), baseado em um best-seller homônimo da escritora Angie Thomas é uma obra adaptada para o cinema dirigida por George Tilman Jr., conhecido por filmes como “Homens de Honra”, “Rápida Vingança” e “Uma Longa Jornada” e a direção de dois episódios da primeira temporada de “This Is Us”. Seu novo trabalho é um filme primoroso e envolvente, que cria empatia com o espectador ao longo da jornada em que vai contando sua história. O longa cumpre com precisão o objetivo de criar uma obra ao mesmo tempo juvenil e adulta. Uma profunda mensagem de solidariedade e luta contra a injustiça e o preconceito racial.

CRÍTICA | ‘Tinta Bruta’ é um grito de resistência em uma cidade hostil

Na trama, Amandla Stenberg (a Rue, de “Jogos Vorazes”), interpreta uma jovem garota de 16 anos, Starr Carter, que vive com os pais e os dois irmãos em um bairro de periferia que sofre muitos problemas relacionados a drogas e violência. Por isso, seus pais decidem colocar ela e seus irmãos em um colégio localizado em uma área mais rica da cidade. Com isso, Starr aprendeu a se dividir entre a menina da periferia e a menina do colégio rico, dividindo sua personalidade e, muitas vezes, esquecendo suas origens para estar junto de seus novos amigos do colégio em que estuda. Todo esse status quo é abalado quando Starr assiste ao assassinato de um amigo de infância por um policial branco, dando início a uma série de conflitos em sua cidade. Inicialmente, Starr não quer se manifestar, mas, aos poucos, vai percebendo que sua voz pode ser uma ferramenta de luta por justiça.

CRÍTICA | Com ótimo trabalho de elenco, ‘Rasga Coração’ transmite verossimilhança com a vida real

Um dos principais atributos de O Ódio que Você Semeia é o elenco principal, com nomes como Regina Hall, Russell Hornsby, Issa Rae, Common e Anthony Mackie. A relação entre Starr e seu namorado do colégio Chris (K.J. Apa, o Archie de “Riverdale”), que funciona como alívio cômico e traz certa fofura, já que estamos falando de uma história que se passa preponderantemente em ambiente colegial e precisava desse equilíbrio necessário à trama para não se tornar excessivamente pesada e dramática.

CRÍTICA | ‘Cadáver’ faz juz ao seu título nacional

Foto: 20th Century Fox / Divulgação

O Ódio que Você Semeia emociona, é triste, delicado, divertido e tem um ar desafiador. Oferece ao espectador uma reflexão contemporânea sob o olhar de uma menina que é obrigada a amadurecer em uma velocidade maior do que sua idade comporta. A roteirista responsável pela excelente adaptação da literatura para as telonas é Audrey Wells, que entrega uma obra repleta de personalidade. A trilha sonora se destaca incluindo uma canção interpretada por Arlissa, que a canta divinamente!

Cinemark anuncia pré-venda de ‘Aquaman’

O filme comprova que para se entrar em uma temática de discussões sérias como o racismo e ao mesmo tempo fazê-lo de maneira jovial, pode-se abordar estes temas com o peso que eles têm e, mesmo assim, causar a empatia, a comoção e o envolvimento do público. O Ódio que Você Semeia é uma obra que mostra mais uma vez que estes assuntos devem permanecer sendo discutidos e entra no rol de melhores filmes do ano, principalmente, se unido a “Infiltrado na Klan” na disputa por uma estatueta.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Hate U Give
Direção: George Tillman Jr.
Elenco: Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby
Distribuição: Fox
Data de estreia: qui, 06/12/18
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Duração: 132 minutos
Classificação: 14 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman