CRÍTICA | ‘Os Guardiões’ é um X-Men que não deu certo

Cadu Barros

|

31 de agosto de 2017

Vivemos uma febre dos filmes de super-heróis, isso é inegável. Todos os anos são lançados em média de três a quatro filmes do “gênero”. Hollywood descobriu de vez o público nerd, que em contrapartida abraça os filmes e alavanca as arrecadações do cinema. Atualmente há dois estúdios no centro dessa onda: DC/Warner e Marvel. Eles possuem sucessos estrondosos de bilheteria, e são hoje o carro-chefe da indústria cinematográfica. Há ainda a FOX, a Sony e, correndo por fora, produtoras menores dos EUA. Agora começam a surgir também obras de outros países que buscam uma fatia desse bolo.

LEIA OUTRAS CRÍTICAS DA EQUIPE DO BLAH CULTURAL

Um exemplo disso é Os Guardiões (Zaschitniki), filme russo que chega nos cinemas brasileiros querendo se tornar um filho bastardo de Hollywood. Porém, a qualidade do roteiro e da direção estão muito distantes (anos-luz) de um X-Men, claramente a fonte maior inspiração para o projeto. A história acompanha um grupo de pessoas expostas a mutações na época da Guerra Fria, e que depois de um longo tempo reclusas, são recrutadas agora pelo governo russo para impedir a ameaça de destruição da cidade pelo vilão Kuratov, que possui também habilidades especiais.

O elenco não possui carisma algum, e o roteiro tenta desenvolver os personagens através de vários diálogos forçados, que parecem sessões de terapia. A direção abusa de planos em contra-plongée, com a câmera apontada de baixo para cima, tentando a todo custo dar um tom de imponência aos heróis. As cenas de ação são até competentes, com efeitos visuais razoáveis e uma trilha sonora tensa e enérgica. A caracterização dos guardiões não possui muita personalidade, e chegamos a confundir um ou outro.

Quem for ao cinema esperando um novo X-Men irá se decepcionar. Os Guardiões é um filme sem identidade própria, com muitos defeitos e pouca ação. O humor não funciona, e não conseguimos em nenhum momento nos identificar com os personagens. Enfim, é mais desastroso que os efeitos provocados pelo fraco vilão.

::: TRAILER

https://youtu.be/IdKsshBA7n4

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Zaschitniki
Direção: Sarik Andreasyan
Elenco: Valeriya Shkirando, Alina Lanina, Sanzhar Madiyev
Distribuição: Paris
Data de estreia: qui, 31/08/17
País: Rússia
Gênero: ficção científica
Ano de produção: 2016
Duração: 88 minutos
Classificação: 12 anos

Cadu Barros

Cineasta e jornalista, já dirigiu curtas premiados e trabalha há 10 anos em televisão. Cinéfilo desde criança, é fanático por Star Wars, e inclusive já realizou um fan film da saga. Apesar de ter clara preferência por filmes de ficção científica, fantasia e adaptações de quadrinhos, Cadu curte tudo quanto é tipo de filme, desde este seja bem-sucedido em sua proposta narrativa.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman