CRÍTICA | ‘Shade – Entre Bruxas e Heróis’

Sayd Mansur

|

23 de janeiro de 2019

Filmes sobre uma infância sonhadora e difícil todos já vimos, Hollywood tem aos montes, mas, talvez, este seja o primeiro filme sérvio (!) que você possa ver nesta década que se aproxima do fim. Shade – Entre Bruxas e Heróis (Zlogonje) tem a clássica fórmula dos filmes de fantasia onde um jovem sonhador, com dificuldades de adaptação e respeito entre os colegas, se refugia em um universo particular e mágico, de onde tira forças sobrenaturais para vencer  grandes vilões e calar aqueles que o maltratavam. Seria essa mais ou menos a história de Jovan (Mihajlo Milavic) não fosse o fato de que ele ainda é uma criança que carrega, desde o nascimento, as sequelas de uma paralisia cerebral.

Leia mais:

– EXPOSIÇÃO DA DREAMWORKS CHEGA AO BRASIL EM FEVEREIRO
– CRÍTICA | ‘EU SOU MAIS EU’
– CRÍTICA | ‘O MENINO QUE QUERIA SER REI’

Entre uma rotina estressante de fisioterapias diárias e alguma crueldade na Escola, Jovan alimenta fantasias de ser um herói dotado de poderes sobre-humanos em um lugar particular, sua “Cidade Fantasma”. Shade, seu alter-ego nesse mundo fantástico, é um herói solitário num mundo que só Jovan habita. Até o surgimento de uma nova aluna em sua escola, Milica (Silma Mahmuti), uma menina rebelde que também não se adapta bem àquele ambiente e aos companheiros de classe. Ela é a grande personagem do filme, forte e extrovertida, mas, apesar da coragem para enfrentar até os meninos, aparenta ter alguns segredos familiares.

Shade – Entre Bruxas e Heróis, como já disse, tem o clima e a fórmula de muitos outros filmes que já assistimos, mas o tom infantil dado pela produção e as dificuldades reais que o personagem (e o jovem ator) enfrentam, torna essa abordagem merecedoras de atenção. É curioso perceber como, durante sua trajetória, Jovan vai aprender como as soluções mágicas de seu mundo particular não solucionam os problemas da vida real.

Foto: Cineart Filmes / Divulgação

A dinâmica entre os dois pequenos atores é entusiasmante, mas, se por um lado a inocência da história cativa, por outro, torna algumas soluções um tanto desinteressantes, mesmo quando levamos em conta que este é um filme infanto-juvenil. Em todo caso, o filme Zlogonje (no original), baseado na obra da escritora sérvia Jasmina Petrovic, traz uma ótima atualização do mitologia de amadurecimento e superação que alimentou a imaginação de crianças e adultos ao longo de todo o último século.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Zlogonje
Direção: Rasko Miljkovic
Elenco: Mihajlo Milavic, Silma Mahmuti
Distribuição: Cineart Filmes
Data de estreia: qui, 24/01/19
País: Sérvia, Macedônia
Gênero: aventura
Ano de produção: 2018
Duração: 86 minutos
Classificação: 12 anos

Sayd Mansur

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman