CRÍTICA | ‘Um Dia Perfeito’ é um filme surpreendente

Bruno Lopes

|

18 de julho de 2016

No meio de uma zona de conflito, um grupo de agentes humanitários tem uma missão à cumprir, retirar um corpo de um poço que abastece os moradores da região sem contaminar a água, porém, problemas surgem, e a tarefa que parecia ser simples, toma rumos inesperados.

Com um humor regado à ironia e sarcasmo, o longa de Fernando León aborda o lado mais burocrático de uma guerra e seus problemas envolvendo leis e conflitos de interesses. Em seu filme, é interessante notar que não há nenhuma cena de tiroteio, explosão, assassinato, ou algo do tipo, que seria comum para o gênero, o diretor optou por usar somente sugestões, nunca nos é mostrado nada, só nos é sugerido, mas isso não afeta em nada no senso de ameaça da guerra, por ser um grupo de agentes humanitários, eles nunca estão armados, e a sensação de perigo eminente está sempre presente.

470922.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

A trama traz elementos de road movies, pois em grande parte estamos acompanhando estes agentes se deslocando por longas distâncias de carro, e estes são os momentos mais importantes do filme, onde o humor se faz presente, onde acontece os melhores diálogos, nestes momentos, o roteiro é muito bem focado nas relações entre os personagens do grupo, cada personagem tem sua importância, e o tempo em cena é muito bem dividido. Destaque para os personagens de Tim Robbins e Melanie Thierry, a dinâmica entre os dois é muito bem construída, eles são opostos, ela é a novata do grupo, determinada, mas inocente, ele é o veterano piadista, experiente e imprudente. Em seu terceiro ato, o filme perde o gás e fica um pouco arrastado, perde parte da imprevisibilidade dos acontecimentos mas se salva no final.

Um dia Perfeito é um bom filme de guerra, não convencional, surpreendente, que usa do humor e ironias para expor as falhas de um sistema burocrático que deveria ajudar as pessoas no meio do tiro cruzado.

FICHA TÉCNICA

Um dia Perfeito( A Perfect Day)

Direção: Fernando León de Aranoa

Roteiro: Fernando León de Aranoa

Fotografia: Alex Catalan

Produção: Fernando León de Aranoa

Elenco: Benicio Del Toro, Tim Robbins, Melanie Thierry, Olga Kurylenko, Fedja Stukan, Eldar Residovic

106 min

País: Espanha

2015

Bruno Lopes

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman