Dia Mundial do Rock 30 músicas clássicas Europe The Final Countdown

DÁ O PLAY: 30 músicas clássicas para comemorar o Dia Mundial do Rock

Vanderlei Tenório

|

13 de julho de 2022

Hoje, dia 13 de julho, comemoramos o Dia Mundial do Rock. É um dia para celebrar o melhor da música e do estilo de vida Rock ‘N’ Roll. A música rock se originou nos Estados Unidos na década de 1950 e moldou todas as gerações desde então. Por isso, o ULTRAVERSO fez uma lista especial com 30 músicas mais clássicas para enaltecer o gênero e comemorar o Dia Mundial do Rock.

Leia também:

Cinebiografia ‘Elvis’ deixa astro do rock em segundo plano

‘Back From The Dead’, do Halestorm, é o disco de rock do momento

Tributo ao Secos & Molhados emociona no Teatro Rival Refit

Live Aid

Era 13 de julho de 1985. Naquele dia, no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, nos EUA, houve um evento, o Live Aid, um grande show, considerado por muitos como o maior evento de rock da história.

Foi um evento memorável em que participaram 72 mil (Wembley Stadium) e 90 mil (John F. Kennedy Stadium) pessoas respectivamente e quase 2 bilhões de pessoas assistiram ao show pela TV. Bob Dylan, Eric Clapton, Paul McCartney, U2, Queen, Elton John, Santana e muitos outros subiram ao palco, as apresentações seguiram durante 16 horas seguidas – O show no Reino Unido terminou às 22h, o dos EUA às 4h05.

O Live Aid não foi apenas um show de música, mas foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar fundos para combater a fome etíope daquele ano. 37 anos se passaram, desde então, todos os anos no dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock.

A importância de ouvir Rock

Além do evento memorável, que teria escrito talvez a página mais importante da história do rock, até o mundo científico muitas vezes se envolveu em estudar como esse gênero influencia nossas vidas. E os resultados foram realmente surpreendentes (via Greenme It).

Nesse ponto, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia descobriu que ouvir rock desperta nossos instintos animais mais saudáveis. Se percebemos um arrepio na espinha ao ouvir uma música, isso também acontece porque há nela dissonâncias capazes de evocar algumas sensações primordiais, inclusive o medo, muito semelhantes às vocalizações de animais em dificuldade.

Estudo sobre rock

Quem descobriu foi Daniel Blumstein, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que publicou o estudo na revista “Biology Letters” junto com Greg Bryant, professor de Ciências da Comunicação da UCLA e com o compositor musical Pedro Kaye.

“Os compositores têm um conhecimento intuitivo do que é percebido como medo”, observou Bryant. “Mas eles geralmente não sabem que estão explorando nossa predisposição evolutiva para nos agitar e experimentar emoções negativas quando ouvimos certos sons. Nosso estudo nos permite explicar por que os sons distorcidos do rock ‘n’ roll emocionam tantas pessoas. O rock consegue trazer à tona aquela parte animalesca presente em cada um de nós”.

O estudo deriva de uma pesquisa anterior da Blumstein, que analisou as trilhas sonoras de 102 filmes pertencentes a quatro gêneros – aventura, drama, horror e guerra – observando que a trilha sonora típica de cada gênero possui características técnicas específicas, destinadas a provocar as emoções correspondentes.

Nisso, queremos comemorar este dia oferecendo 30 músicas clássicas inesquecíveis da história do Rock!

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

30 músicas clássicas do Rock

The Doors – Touch Me

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Queen – We Will Rock You

The Who – My Generation

Led Zeppelin – Stairway To Heaven

Metallica – Enter Sandman

The Rolling Stones – (I Can’t Get No) Satisfaction

Pink Floyd – Another Brick In The Wall

AC/DC – Back In Black

Steppenwolf – Born To Be Wild (Easy Rider)

Elvis Presley – Jailhouse Rock

The Beatles – Help!

Deep Purple – Smoke On The Water

Journey – Don’t Stop Believin’

U2 – With Or Without You

Aerosmith – I Don’t Want to Miss a Thing

Kiss – Rock And Roll All Nite

Dire Straits – Sultans Of Swing

Europe – The Final Countdown

Bon Jovi – Livin’ On A Prayer

The Outfield – Your Love

The Police – Every Breath You Take

Nickelback – How You Remind Me

Simple Plan – Perfect

Link Park – Numb

Audioslave – Like a Stone

Scorpions – Wind Of Change

a-ha – Take On Me

Tears For Fears – Head Over Heels

Red Hot Chili Peppers – Californication

Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman