‘Alta Fidelidade’ | uma comédia romântica no tom certo

Fabio Martins

|

19 de abril de 2022

Poucas comédias românticas acertam o tom com perfeição como ‘Alta Fidelidade’ (High Fidelity, 2000), filme de Stephen Frears, baseado no livro homônimo de Nick Hornby, disponível na Star Plus. Com um roteiro muito bem escrito e divertido, o filme conta com uma trilha sonora impecável, fazendo com que ele se torne ideal para ser apreciado neste dia 20 de abril, quando se comemora o Dia do Disco.

O filme gira em torno de Rob Gordon (John Cusack), dono de uma loja de discos decadente em Chicago que acaba de levar um fora de Laura (Iben Hjejle), sua namorada de longa data. Inconformado com o pé na bunda, ele resolve revisitar todos os seus fracassos amorosos para tentar entender onde ele definitivamente está errando e o que ele precisa fazer para reverter esse quadro.

Alta Fidelidade

Top 5

Uma das grandes sacadas do filme é que Rob tem a ótima mania de dividir tudo em listas de cinco melhores ou piores, o famoso Top 5. E, fala a verdade, quem é que não gosta de fazer listinhas sobre qualquer assunto? Assim, ele divide em cinco os seus maiores fracassos amorosos e, principalmente, músicas para diversas ocasiões com divertidíssimos “funcionários” da loja, Dick (Todd Louiso) e Barry Judd (Jack Black). As listas são impagáveis e garantem ótimas risadas para quem assiste.

Reflexão

Talvez o grande ponto alto do filme seja a maneira com que Rob repensa seus fracassos amorosos. Ao se colocar como vítima nos términos desses relacionamentos, ele acaba refletindo e tendo uma nova visão quando se reconecta ao seu passado, conversa com suas “ex” e, assim, faz um justo mea culpa de suas mágoas.

Alta Fidelidade

Elenco

A escolha do elenco é um dos grandes acertos de Frears. Cusack leva o filme com maestria, assim como Hjejle, que faz um belo contraponto em relação ao ex-namorado. Tim Robbins faz uma ponta brilhante como o pivô da separação do casal, mas o forte mesmo é a relação entre o protagonista e os funcionários nerds interpretados por Louiso e Black. A química do trio é perfeita e garante as melhores piadas e as sacadas geniais do filme.

Trilha sonora

E, como não poderia deixar de ser, a cereja do bolo é a trilha sonora maravilhosa do filme, que reúne The Velvet Underground, Love, Bob Dylan, Elvis Costello & The Attractions, The Kinks, Stereolab, Stevie Wonder e a maravilhosa interpretação de Jack Black para o clássico “Let’s Get It On”, imortalizada pela voz única de Marvin Gaye.

Em outras palavras, dificilmente você vai encontrar uma outra comédia romântica que tenha direção, roteiro, elenco, humor e trilha sonora que casem perfeitamente quanto esta maravilhosa obra de Stephen Frears. Pode apostar que Alta Fidelidade vai encabeçar qualquer Top 5 do gênero. Duvida? Faça a sua lista.

Onde assistir ao filme Alta Fidelidade?

A saber, Alta Fidelidade está disponível para os assinantes da Star Plus.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

 Trailer do filme Alta Fidelidade, da Star Plus

Alta Fidelidade (Star Plus): elenco do filme

John Cusack
Iben Hjejle
Todd Louiso
Jack Black
Lisa Bonet
Catherine Zeta-Jones
Joan Cusack
Tim Robbins

Ficha Técnica

Título original: High Fidelit
Direção: Stephen Frears
Roteiro: D.V. DeVincentis, Steve Pink, John Cusack, Scott Rosenberg
Data de estreia: 27 de outubro de 2000
Duração: 115 minutos
País: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: comédia romântica
Ano: 2000
Classificação: 14 anos

Fabio Martins

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e nerdices em geral.
8
Créditos Intergaláticos

Créditos Galáticos: 8

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme