Inverno crítica do filme Telecine onde assistir elenco

‘Inverno’, uma homenagem brasileira a clássicos do terror

Wilson Spiler

|

7 de abril de 2022

Estreia da semana no Telecine Touch, o filme Inverno segue uma onda de produções de suspense e terror que, felizmente, parecem ainda ter bastante fôlego para os fãs do gênero no Brasil.

Embora seja praticamente um média-metragem do que propriamente um longa, por conta de sua curta duração (cerca de 70 minutos), a trama se discorre bem. Na história, o casal Bia (Thaila Ayala) e Rodrigo (Renato Góes) atravessa um momento turbulento na relação. Por isso, convidam a amiga Ana (Bárbara Reis) para passar alguns dias em sua casa durante a pandemia. O que poderia ser um escape para distrair e aliviar o estresse, acaba se tornando um pesadelo quando o nome de um deles aparece em uma lista de mortos por Covid-19 na capa do jornal.

Clássicos do terror

Com referências claríssimas a clássicos do gênero como O Bebê de Rosemary (1968); bem como O Iluminado (1980); e Os Outros (2001); por exemplo, a obra permeia entre a loucura de Bia, a falta de rumo de Rodrigo e a interferência de Ana. A todo momento, intercalando planos que isolam os personagens no quadro, a trama confunde o espectador e carrega a curiosidade até seu desfecho final.

Além disso, a bela fotografia de contrastes do experiente Breno Cunha, tornando tudo mais escuro quando é necessário manter o mistério, faz quem assiste embarcar na história. Filmado somente em um cenário, a ideia de claustrofobia, de sufocamento, fica ainda mais evidente. Por fim, as atuações do trio principal também são convincentes e talvez este seja o melhor trabalho da carreira de Thaila Ayala.

O final do filme Inverno

Inverno toca em temas relevantes e polêmicos, como aborto, trisal, estupro, feminismo e infidelidade, mas acaba não se aprofundado neles, deixando apenas insinuações importantes para reflexão do espectador.

Enfim, se você for assistir ao filme, recomendo muita atenção. Afinal, alguns detalhes importantes da trama podem escapar e o desfecho – que já deve desagradar alguns por ser “aberto” – possivelmente deixará lacunas que podem prejudicar sua experiência com a obra. Sem querer dar spoilers, atente-se às referências citadas acima. Mas caso não tenha visto nenhum desses clássicos, ainda há tempo de usufruir de um bom cinema.

Onde assistir ao filme Inverno?

A saber, o filme Inverno já está disponível para os assinantes do TelecineAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Inverno, do Telecine

Inverno (Telecine): elenco do filme

Thaila Ayala
Renato Góes
Bárbara Reis

Ficha Técnica

Título original do filme: Inverno
Diretor: Paulo Fontenelle
Roteiro: Paulo Fontenelle e Thaila Ayala
Duração: 70 minutos
País: Brasil
Gênero: suspense e terror
Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
7
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 7

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme