Nas Ondas da Fé crítica do filme brasileiro comédia 2023

Foto: Imagem Filmes / Divulgação

‘Nas Ondas da Fé’ traz Adnet inspirado e crítica às igrejas evangélicas

Bruno Oliveira

|

20 de dezembro de 2022

Não há dúvidas que o Marcelo Adnet é um dos melhores comediantes da geração atual. Ele tem um pensamento rápido que consegue fazer as melhores tiradas possíveis, além de ser um imitador nato. É impressionante vê-lo imitando pessoas famosas, não só na voz, mas nos trejeitos também. Como ele é um cara da esquete, me deixou curioso com o que ele poderia fazer na telona. Adiantando, digo que o filme Nas Ondas da Fé tem bons momentos específicos, mas que deixa desejar um pouco no geral.

Sinopse

Hickson (Marcelo Adnet) é aquele famoso faz tudo. Conserta computador, faz entregas de telemensagem, e ajuda todo mundo sem pedir nada em troca. Ele possui um talento nato com sua voz e com a ajuda de sua esposa, Jessika (Letícia Lima), é apresentado ao apóstolo Adriano (Thelmo Fernandes), que consegue lhe arrumar um emprego na rádio “Ondas da Fé”. Desse momento em diante, sua vida vai decolar e somente o céu será o limite.

Leia também:

‘Gato de Botas 2’ resgata o brilho das antigas animações da DreamWorks

‘Avatar 2’ | Maior e melhor, filme aposta forte na família e mostra fôlego para continuar por muito tempo

Oppenheimer divulga primeiro trailer oficial

Comédia com tons de drama

Não há dúvidas de que o Adnet é sensacional e o ator mostra várias vezes o seu talento aqui. Seja fazendo uma narração de um gol histórico do Botafogo, seja imitando o jeito de um pastor falar, ou até mesmo encarnando o diabo (a melhor) quando uma situação extrema se apresenta a ele. A excelência do comediante realmente vale um destaque a mais. O problema é quando ele vai para a parte dramática. Talvez seja puro preconceito da minha parte, mas não consegui ‘comprar’ sua atuação mais séria. Um comediante desse porte, fazer um pouco de drama, já não me faz acreditar no que estou vendo.

A história se apresenta como comédia, mas nós temos espaço para alguns dramas bem pontuais. O momento em que o personagem consegue resolver uma rebelião no presídio e um policial fala algumas verdades para ele é pesado e verdadeiro. A carga dramática desse momento até contrasta com todo o resto do que vemos na projeção. Apesar de sentir que foi um momento importante, simplesmente destoa de toda a proposta do filme.

Crítica às igrejas evangélicas

Algumas críticas gigantes às igrejas evangélicas também são feitas aqui de um modo nada velado. Não há dúvidas que existem pessoas que fazem o bem e que realmente querem ajudar as pessoas nesses lugares, mas também é preciso mostrar toda a ganância desses religiosos.

O nosso protagonista avança tanto na hierarquia da igreja que começa a ter novas ideias para tirar mais dinheiro dos seus fiéis que são, em sua maioria, pessoas pobres. Ele só aprende uma lição quando tramam contra ele, e aí sim, encontra o lado do bem nesse esquema todo.

Mais espaço para Letícia Lima, por favor

Letícia Lima (“Quem Vai Fica com Mário?”) é uma excelente atriz e comediante, mas acho que faltou um espaço para ela brilhar mais. A moça aparece pouco e, quando isso acontece, se destaca. Ela é boa demais e tem uma cena específica em que dá o show.

A dupla Marcelo Adnet e Letícia Lima poderia ir mais longe. Além dela, uma infinidade de comediantes passam pelo longa fazendo pontas. Entre eles temos Marcos Veras, Otavio Müller, Gregório Duvivier, Fernando Caruso, entre outros.

Conclusão

Nas Ondas da Fé é uma boa comédia que não chega a ser excepcional. Adnet é muito bom nas suas piadas, mas na veia dramática ainda falta um algo a mais. Vale toda a crítica feita a igrejas que só visam a ganância do negócio sem se importar devidamente com seus fiéis.

O seu final chega até a ser bonito. É uma pequena lição em que percebemos que, quem realmente quer fazer o bem, faz – e sem pedir muito em troca. A piada dos R$ 2 é ótima e mostra como as engrenagens por trás de tudo funcionam.

Onde assistir ao filme Nas Ondas da Fé?

A saber, Nas Ondas da Fé estreia exclusivamente nos cinemas em 12 de janeiro de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Nas Ondas da Fé

Nas Ondas da Fé: elenco do filme

Marcelo Adnet

Leticia Lima

Roberta Rodrigues

Thelmo Fernandes

Marcos Veras

Otavio Müller

Gregório Duvivier

Ficha Técnica do filme Nas Ondas da Fé

Direção: Felipe Joffily

Roteiro: Lusa Silvestre

Duração:

País: Brasil

Gênero: comédia

Ano: 2023

Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman