O Beco do Pesadelo crítica do filme onde assistir estreia elenco

‘O Beco do Pesadelo’ é Guillermo del Toro em sua essência

Cadu Costa

|

26 de janeiro de 2022

Poucos diretores atuais são tão familiarizados com o extraordinário e o surreal quanto o mexicano Guillermo del Toro. Desde seus premiados O Labirinto do Fauno (2006) e A Forma da Água (2017); passando por suas aventuras nerdísticas como Blade II e Hellboy (2004), o cineasta sempre possuiu o incrível dom de transformar histórias impressionantes em realidades absurdamente plausíveis dentro de sua mente genial.

Mas, por mais que fosse perfeito em sua narrativa fantástica, faltava a Guillermo del Toro, uma aventura mais “séria” em sua obra. Portanto, não falta mais pois chega aos cinemas, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley).

A história de O Beco do Pesadelo

Baseado no romance de William Lindsay Gresham, que foi anteriormente adaptado para o cinema em 1947, o filme é estrelado por Bradley Cooper como Stanton Carlisle, um andarilho fugindo de uma cena de crime. Precisando de um emprego, ele se depara com um circo dirigido por Clem Hoatley (Willem Dafoe) e fica instantaneamente horrorizado com o espetáculo de um homem aparentemente selvagem que morde as cabeças de galinhas e cobras em um poço circular.

Stan rapidamente se envolve com a clarividente Zeena (Toni Collette) e seu marido alcoólatra Pete (David Strathairn), que lhe conta como criar a ilusão de ler mentes. Imaginando um grande futuro após uma vida desgraçada, Stan convence a colega Molly (Rooney Mara) a fugir com ele e juntos realizam esse ato mentalista em um clube chique da cidade de Nova York.

No entanto, quando Stan conhece a psiquiatra Lilith Ritter (Cate Blanchett), ele é irresistivelmente atraído por ela, envolvendo-a em um plano para conseguir dinheiro dos cidadãos mais ricos da cidade fazendo “um show de fantasmas”, fingindo que pode conversar com seus entes queridos mortos. Mas até onde sua ganância pode levá-lo?

Guillermo del Toro sem sobrenatural

O Beco do Pesadelo é impressionante por ser o primeiro dos filmes de Guillermo del Toro a ser totalmente ausente do sobrenatural. Pois magia e espíritos são simplesmente produtos de truques humanos na trama. Aliás, todo o ambiente noir contribui ainda mais para isso. Soa como uma homenagem a um gênero que sempre teve uma base de público muito fiel.

Além disso, possui uma melancolia em meio ao desespero que transforma o caminho do filme num amargo sabor, apesar de delicioso. É um tanto perturbador, diríamos.

Mesmo assim, é difícil pensar em uma história noir que seria mais adequada para Guillermo del Toro. O Beco do Pesadelo é o tipo de filme em torno de homens maus mas com um toque de monstros mais parecidos com os saídos de livros de terror.

Desde o primeiro momento fica claro que o Stanton Carlisle de Bradley Cooper não é flor que se cheire. Ele não é o mocinho e sua história não será fácil de ser adaptada. Quando se junta a Cate Blanchett (maravilhosa como sempre), sua índole fica ainda pior e a chance de não sabermos onde isso irá levar, nos dá a certeza de que estamos diante de mais um longa candidato a prêmios.

Duração excessiva

O mais difícil do filme, no entanto, é sua duração. São 150 minutos que poderiam ter um ritmo mais acelerado mesmo quando seu mundo é tão impecavelmente projetado e amorosamente animado. A jornada na escuridão vale cada segundo, claro, mas o impacto seria ainda maior com um estilo mais adaptado ao mundo de hoje onde pessoas querem ver mais rapidamente o desenrolar de uma trama.

Ainda assim, a viagem feita por Guillermo del Toro não é deveras complicada. Onde ele acaba, mostra por ser, em suma, um sonho ruim que se torna realidade. E sua perspicácia nos direciona ao mais belo momento quando enxergamos o final.

O Beco do Pesadelo vai imprimir a sua lógica dentro da cabeça de cada um. E isso não poderia ser mais a identidade de um cineasta como Guillermo del Toro. Afinal, é sua essência mais pura. Então não perca essa chance.

Onde assistir ao filme O Beco do Pesadelo?

A saber, o filme O Beco do Pesadelo estreia exclusivamente nos cinemas na próxima quinta-feira (27). Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme O Beco do Pesadelo

O Beco do Pesadelo: elenco do filme

Bradley Cooper
Cate Blanchett
Rooney Mara
Toni Collette
Willem Dafoe

Ficha técnica

Título original: Nightmare Alley
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro e Kim Morgan, baseado no romance de William Lindsay Gresham
País: Estados Unidos e México
Gênero: drama, suspense e policial
Ano de produção: 2021
Duração: 150 minutos
Classificação: 16 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme