O-LIVRO-DOS-PRAZERES-crítica-do-filme-2022-Clarice-Lispector

Foto: Divulgação

‘O Livro dos Prazeres’ se mantém tão atual quanto há 50 anos

Wilson Spiler

|

21 de setembro de 2022

Adaptação do romance Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, o filme Livro dos Prazeres, dirigido por Marcela Lordy e estrelado por Simone Spoladore, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 22 de setembro.

Na trama, Lóri (Spoladore), uma atraente professora do ensino fundamental recém-chegada no Rio de Janeiro obcecada por liberdade. Com dificuldade em estabelecer elos afetivos profundos, ela vive uma rotina entre a escola e encontros casuais que saciam seu desejo, afastando qualquer possibilidade de conexão afetiva.

Até que em um belo dia, ela conhece Ulisses (Javier Drolas), um professor de filosofia egocêntrico e provocador, que nela desperta uma profunda mudança. É com ele que a docente vai aprender a amar enfrentando sua própria solidão.

Leia também:

‘Eike – Tudo ou Nada’ representa bem a indústria do cinema brasileiro

‘Desterro’ é uma grande experiência poética e transcendental

‘Uma Pitada de Sorte’ vai além do puro besteirol

Desafio grande

Certamente, adaptar uma obra de Clarice Lispector é um desafio e tanto. A leitura densa, profunda e atual da escritora torna difícil a transposição para as telas ou qualquer outro tipo de arte cênica. Quem se arrisca nesse campo tortuoso precisa ter talento ou coragem. E Marcela Lordy reúne as duas qualidades.

Embora possa parecer um filme lento, a direção coloca a agilidade necessária para contar a história de forma adequada. Afinal, em uma obra que trata da solidão, seria inapropriado imprimir um ritmo acelerado.

Simone Spoladore faz um personagem que simboliza uma mulher como outra qualquer. Tem a sua vida profissional, que difere bastante do que ela é em sua privacidade. Enquanto na escola precisa sociabilizar com os alunos e agir conforme a sociedade determina, em sua vida particular, ela é ativa sexualmente e faz suas próprias escolhas.

Força da atuação

Mesmo tendo sido publicado há mais de 50 anos, Livro dos Prazeres ainda carrega uma atualidade impressionante, abordando questões como feminismo, machismo e uma sociedade patriarcal. Spoladore é a síntese da mulher moderna e independente, mas que tenta lutar contra (ou com) os padrões impostos pela sociedade.

O filme, no entanto, ameniza o lado careta de Ulisses e a submissão excessiva da Lóri do livro. Detalhes que, felizmente, não cabem nos dias de hoje. Assim, os dois personagens ficaram mais livres em relação ao corpo e à própria sexualidade. A voz em off também, que percorre a obra de Lispector, foi deixada de lado, colocando a protagonista como foco central da história. Além disso, claro, houve uma atualização para os dias de hoje.

Premiada em vários festivais pelo filme, Spoladore é a grande força de Livro dos Prazeres. A atriz se despe – literalmente – de vaidades e entrega uma personagem tão profunda quanto a obra pedia. Mas a direção sensível e crua de Lordy, assim como o roteiro bem construído dela com Josefina Trotta, ajudam a definir uma adaptação digna de orgulho.

Onde assistir ao filme O Livro dos Prazeres?

A saber, O Livro dos Prazeres estreia nesta quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme O Livro dos Prazeres

O Livro dos Prazeres: elenco do filme

Simone Spoladore

Javier Drolas

Felipe Rocha

Gabriel Stauffer

Martha Nowill

Teo Almeida

Ficha Técnica do filme O Livro dos Prazeres

Direção: Marcela Lordy

Roteiro: Josefina Trotta e Marcela Lordy, baseado no livro de Clarice Lispector

Duração: 100 minutos

País: Brasil e Argentina

Gênero: drama

Ano: 2020

Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
4

Créditos Galáticos: 4

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman