O Mochileiro Kai Herói ou Assassino crítica do filme documentário 2023 Netflix

Foto: Netflix / Divulgação

Falta profundidade ao documentário ‘O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino’

Bruno Oliveira

|

13 de janeiro de 2023

A internet de hoje em dia está craque em viralizar vídeos de pessoas comuns e levarem-nas ao estrelato, mesmo que por poucos dias, até todo mundo esquecer disso. Poderíamos chamar isso de seus “15 minutos de fama”. Diariamente somos bombardeados por essas futuras estrelas anônimas através de WhatsApp, Instagram, Twitter e afins. O documentário O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino (The Hatchet Wielding Hitchhiker) começa disso e vemos o ápice e a decadência de uma pessoa devido a todo esse holofote involuntário que acabou por focar em cima dela.

Sinopse

No ano de 2013, após um crime de ódio, um jornal local chega até a cena do crime para tentar descobrir o que de fato aconteceu. Logo, descobrem que um mochileiro chamado Kai salvou o dia ao ajudar uma mulher de um ataque de um homem em fúria. Ao entrevistar o rapaz, ele se mostra praticamente um meme ambulante. O vídeo da entrevista viraliza e, em poucos dias, o jovem alcança um sucesso inimaginável. O que poucos sabiam é que esse mesmo rapaz poderia ser também um assassino a sangue frio.

Leia também:

Que o ‘Ruído’ permanente nos tire da inércia

‘Emancipation – Uma História de Liberdade’ traz reflexões sobre o passado e o presente

‘O Destino de Haffmann’ condena a ganância dos homens

História de Kai, do documentário da Neflix?

Esqueci de mencionar que esse não é um filme ficcional. Embora ele tenha todas as nuances de uma obra romanceada, trata-se de um documentário baseado em uma história real que aconteceu nos Estados Unidos. Todo aquele roteiro que vemos por aí de uma pessoa ordinária como qualquer outra, que faz um feito incrível, ganha sucesso graças a isso e, logo após o seu ápice, só vemos a sua derrocada. Isso que deixa a obra mais especial, por mais que saibamos que não acaba de um modo muito agradável para quem se apega ao nosso protagonista.

Kai não parece de jeito nenhum uma pessoa normal. Ele é diferente do que vemos por aí. É altamente extrovertido, simpático e com muitas coisas para ensinar (aparentemente), como amor ao próximo. A forma como trata as pessoas sem teto como ele realmente tocam o coração. Logo descobrimos que ele tem outras aptidões como saber tocar músicas muito bem e ter um senso do mundo um pouco diferente do nosso. Um verdadeiro espírito livre que não se aplica muito bem ao significado de civilização.

Ao mesmo tempo que vemos esse lado bom dele, aos poucos é possível notar uma personalidade um tanto quanto caótica. O tipo de pessoa que não gosta de ser caçoada por outras pessoas e que possui um certo trauma do qual o documentário vai atrás, mas que não consegue achar com exatidão. Mesmo assim, ficamos sabendo que coisas ruins aconteceram com o protagonista em questão. Em apenas três meses de sucesso por causa do vídeo, acontece um crime em que ele é o principal suspeito.

Circo midiático

Uma das questões levantadas em O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino é sobre a verdadeira culpa da mídia nisso tudo. Ao achar tudo engraçado, acabaram promovendo uma pessoa que todos notaram que não estava muito bem da cabeça. Quantas pessoas idiotas não vemos por aí só por expressar uma opinião burra, mas que acaba sendo de senso comum. Nesse caso, a mídia elevou o personagem e não teve uma responsabilidade maior com o rapaz. Apenas o usaram para ter audiência e o deixaram para lá. Reflexo do que é a nossa sociedade hoje em dia.

Conclusão

O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino não é um documentário perfeito. Poderiam ter explorado mais a vida do rapaz e ido atrás com afinco sobre os motivos pelos quais é uma pessoa de espírito livre e com visíveis traumas. No mais, é um bom entretenimento, ainda mais para os fãs de true crime que orbitam por aí. Ah, sim! Nem o assassinato em si também é tão explorado, pois, aparentemente, é solucionado bem rápido. Mas acho que poderiam ter pendido um pouco mais para esse lado também.

Onde assistir ao documentário O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino (2023)?

A saber, O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino estreou em 10 de janeiro de 2023 no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do documentário O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino, da Netflix (2023)

O vídeo de Kai que viralizou:

Ficha Técnica do documentário O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino (2023)

Título original do filme: The Hatchet Wielding Hitchhiker

Direção: Colette Camden

Duração: 87 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: documentário policial

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman