‘Os Sopranos’ é eleita a melhor série de TV de todos os tempos

Giselle Costa Rosa

|

3 de outubro de 2016

A revista americana Rolling Stone selecionou as cem melhores séries da TV americana. O júri da Rolling Stone, composto por produtores, argumentistas, atores e críticos de televisão, teve hipótese de votar em qualquer produção, de qualquer momento da história da televisão. Na primeira posição deste ranking, a revista colocou “Os Sopranos”, a série protagonizada por James Gandolfini, cuja temática gira em torno de uma família de mafiosos em New Jersey.

Sobre os “Sopranos”, lê-se na Rolling Stone: “Personagens queridas podem desaparecer a qualquer momento. A ideia de perigo manteve-se viva até aos últimos segundos da série. E quase uma década depois de ter acabado com a famosa cena no diner de New Jersey ao som de “Don’t Stop Believin’” dos Journey, “Os Sopranos” continua a ser o standard seguido por todo o produto televisivo com ambição”.

“Game of Thrones”, “Mad Men”, “Simpsons” e “Breaking Bad” também fazem parte desta lista. Atrás de “Os Sopranos”, em segundo e terceiro lugares respectivamente, estão”The Wire” e “Breaking Bad”.

A enquete contou com a opinião de atores, roteiristas, críticos e produtores-executivos. Programas de qualquer época foram elegíveis.

“Game of Thrones”, série da HBO recordista em prêmios Emmys, ficou em 12º lugar, após “Freaks and Geeks”, produção de uma única temporada, que lançou nomes como James Franco, Seth Rogen e Jason Segel.

::: Veja abaixo as cinco séries que lideram o ranking

1. “Os Sopranos”

Para os críticos, a saga criminal dividiu a história televisiva em duas fases, dando início a uma era de ouro. A publicação afirma que a série quebrou as regras do que era mostrado na TV e descreveu o personagem de James Gandolfini, Tony Soprano, como um imortal anti-herói americano. “‘Família Soprano’ continua sendo o padrão que toda série ambiciosa deseja atingir”.

2. “A Escuta” (The Wire)

A série, exibida entre 2002 e 2008, figurou personagens complexos que não eram representados na tela, contando uma história diferente a cada temporada, sempre contextualizada na cena criminal da cidade de Baltimore.

3. “Breaking Bad”

“Quanto mais Walter Walt se transforma em Heisenberg, mais profundamente ele escava o lado obscuro do sonho americano”, diz a publicação, que descreve a série como “viciante”. “Breaking Bad” foi exibida de 2008 a 2013 e faturou dois Globos de Ouro.

4. “Mad Men”

A produção, estrelada por Jon Hamm no papel do publicitário Don Drapper, tornou-se sensação logo ao ser exibida, em parte por sua “superfície glamurosa”, mas principalmente porque era “um drama adulto audacioso”, que, por não se tratar de uma trama policial, “demarcou um novo território” no modo de contar histórias.

5. “Seinfeld”

“A série sobre nada, que explodiu na melhor comédia americana”, diz a publicação sobre o programa de Jerry Seinfeld e seus amigos nova-iorquinos. “Até mesmo naquela época [a série foi exibida por quase uma década desde 1989], todos podiam dizer que ‘Seinfeld’ era o sitcom mais engraçado que já testemunhamos, um milagre semanal”.

::: Confira a lista completa clicando aqui.

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman