Para’í

Foto: Descoloniza Filmes / Divulgação

‘Para’í’ é uma ótima pedida para quem aprecia festivais de cinema

Bruno Oliveira

|

14 de abril de 2023

‘Para’í’ é um filme nacional dirigido e escrito por Vinicius Toro que até então é sua única obra nessas funções. Esse filme estreia nos cinemas em 20 de abril, mas por incrível que pareça ele está pronto desde 2018. Não sei exatamente o motivo desse atraso de cinco anos, mas acredito que ele já deve ter carimbado presença em diversos festivais por aí. Ele tem a cara e a energia do público que frequenta tais eventos e que vai atrás de filmes diferentes e fora do mercado popular.

A história

Para (Monique Ramos Ara Poty Mattos) é uma menina indígena guarani que mora na Terra Indígena Jaraguá, no Estado de São Paulo, junto de sua família. Em um determinado dia, ela encontra um milho que possui todas as suas sementes coloridas. Ela fica fascinada pela beleza do legume e isso começa a fazer com que ela questione as coisas mundanas em sua volta. Após aprender em sala de aula como se planta uma semente, ela parte em uma aventura para a terra onde seu avô mora, onde possui terras cultiváveis. Lá, ela terá o intuito de plantar seu milho para vê-lo florir.

Para’í

Foto: Descoloniza Filmes / Divulgação

Leia mais:

‘Fé nas Alturas’ é completamente caricato e forçado

‘Entergalactic’ é mais que um filme convencional

Primeiro filme nigeriano do Prime Video, ‘Gangues de Lagos’ é brutal e previsível

Pé no chão e com camadas

Sendo bastante realista, devo dizer que esse filme está longe de ser excepcional. Mesmo assim, possui muitas camadas que nos fazem pensar. A primeira coisa que me despertou sobre ele foi o fato de não mostrar os indígenas de forma romanceada. Eles vivem normalmente usando roupas do nosso cotidiano, trabalham para ganhar seu dinheiro e estudam em escolas como qualquer outro ser humano. A única vez que os vemos de forma fantasiosa é quando eles cantam suas músicas para uma plateia de transeuntes. Retratar dessa forma é colocar os fatos com muito pé no chão, mesmo que sua protagonista seja uma criança.

Mesmo sendo muito pé no chão, ainda estamos falando de uma criança que ainda está aprendendo sobre o mundo. Ao ler na escola a parábola de ‘João e o Pé de Feijão’, ela fica encucada em como uma semente pode germinar. Na aula seguinte, ela aprende como cultivar sementes de uma forma bem simples, mas ela não consegue repetir o sucesso com o seu milho multicolorido. Isso a faz pensar demais sobre a vida, a ponto de ir escondida atrás de seu pai até a igreja que ele frequenta para perguntar ao pastor o que é um milagre.

Foto: Descoloniza Filmes / Divulgação

Esse é o estopim para que ela e sua melhor amiga partam em uma viagem sozinhas atrás das novas terras em que seu avô está morando agora. Ela ouviu que as terras desse lugar são muito mais cultiváveis e pode ser que seu milho enfim floresça nesse lugar. Ela só não podia contar com a maldade do ser humano que é capaz de destruir sonhos e deixar qualquer um com aquela imensa vontade de desistir. Esse é o grande clímax que tem uma resposta surpreendente e ao mesmo tempo já esperada devido a todos os questionamentos feitos pela menina anteriormente.

Veredito

‘Para’i’ é um ótimo filme para o público frequentador de festivais, mas que não conseguirá agradar o público mais popular do cinema. Ela dialoga pouco e em alguns momentos parece não andar, mas ele consegue ser mais do que uma simples película, ao meu ver. As camadas estão ali e basta você descascá-las para apreciar um tipo de cinema mais intimista e com muito mais informações do que você verá na superfície. Sou um ferrenho defensor do cinema nacional, e rogo para que tenham mais espaços nas salas de cinema.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – Para’í

Ficha Técnica

Título original: Para’i
Direção: Vinicius Toro
Roteiro: Vinicius Toro
Elenco: Monique Ramos Ara Poty Mattos, Lucas Augusto Martim, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim, Sônia Barbosa Ara Mirim, Regiane Dina de Oliveira Santos, Hortêncio Karai Tataendy
Duração: 82 minutos
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 20 de abril de 2023
Ano: 2017
País: Brasil
Gênero: Drama
Classificação:

Bruno Oliveira

3
Créditos Galácticos

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman