A poesia tecida da Dona Maricotinha

Vanesca Soares

|

21 de agosto de 2014

A poesia foi escolhida pela escritora Anabelle Loivos para falar sobre Maricotinha, uma costureira com mãos de tear sonhos e cheia de histórias para contar. A autora se inspirou em sua tia-avó Dedé para escrever o livro Dona Maricotinha, ilustrado por Keti Stefanini e editado pela Oficina Raquel.
unnamed
 
Dona Maricotinha é um livro para os leitores saborearem a poesia como se saboreia quitutes: com prazer e diversão. Anabelle explica que a tia era uma pessoa prosaica, cheia de histórias, alegre e peculiar. A própria história de vida dela – uma moça pobre do interior que fazia vestidos de noiva para outras moças ricas, mas que nunca se casou – já daria um romance. “Optei pela poesia: mais cheia de maricotices para o que eu precisava dizer e reinventar”, extravasa a escritora.
Durante a produção do livro, ela compartilhou sua experiência na rede social, na página do facebook ‘Maricotinha’, onde postou muitos cacos de lembranças pessoais e de gente que conviveu com a tia-avó.

Anabelle Loivos

Anabelle Loivos


“As colaborações foram preciosas e todas elas acabaram virando pequenos poemas. Para além da Dedé, eu construí a Maricota, mulher do interior como eu, para falar de coisas que eu não vivi, mas que estão impregnadas nas ciladas da minha memória. A minha Maricotinha me deu um prazer incrível de inventar. Faço roda com ela todos os dias e brinco de pega-pega, assim como os leitores também poderão fazer”, explica.
Anabelle Loivos estreia na literatura. A escritora é professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e da Faculdade de Educação da UFRJ.
 
 
Ficha Técnica:
Dona Maricotinha
Autor: Anabelle Loivos
Ilustração de Keti Stefanini
Editora Oficina Raquel
Categoria: Poesia
78 páginas
R$ 45,00
 
 
 
Leia mais sobre Literatura no Blah Cultural!
 
 
 
 
 

Vanesca Soares

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman