Radioactive Netflix filme crítica

‘Radioactive’ (Netflix) engrandece a genialidade de Marie Curie

Jorge Feitosa

|

15 de abril de 2021

Nascida na Polônia e naturalizada francesa, a cientista Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel não uma, mas duas vezes por seus estudos que desenvolveram a teoria da radioatividade. A técnica é usada para isolar elementos que mais tarde permitiriam uma revolução tanto no campo da medicina quanto no da guerra.

A trama

Radioactive, recentemente incluído no catálogo da Netflix, narra a história de Marie (Rosamund Pike) e seus estudos alavancados pelo encantamento e paixão de seu marido Pierre (Sam Riley), ambos dedicados à tarefa excruciante e insalubre que resultou na descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.
Dirigido por Marjane Satrapi (Persépolis) e roteirizado por Jack Thorne (His Dark Materials: Fronteiras do Universo) com base na graphic novel de Lauren Redniss, o filme transpõe de forma competente a vida difícil de Marie, limitada e ao mesmo tempo admirada não apenas por ser uma mulher com poucos recursos na sociedade de então, mas também pelo orgulho de sua própria capacidade.

[youtube v=”wgzgOK-4Do8″]

‘Radioactive’ é bom?

E Pike a interpreta num misto de ansiedade, cinismo e paixão que de forma alguma diminuem a personagem, mas só a engrandece. Além disso, também a deixa muito à frente do restante do elenco, que só se aproxima da protagonista com Anya Taylor-Joy interpretando sua filha já no ato final.
Outro destaque vai para a integração entre roteiro e montagem, mostrando vislumbres do futuro que vão desde o tratamento do câncer até a violência de Hiroshima na 2ª Guerra Mundial e a tragédia da usina nuclear de Chernobyl, na então União Soviética.
Radioactive, enfim, é uma obra indispensável no catálogo da Netflix. Para se conhecer o gênio, assim como a perseverança de uma mulher que não apenas ditou novos rumos para a ciência, mas se tornou uma das mais notáveis da história da humanidade.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

TRAILER

[youtube v=”mU0oOUTo5zo”]

FICHA TÉCNICA DO FILME ‘RADIOACTIVE’ (NETFLIX)

Título original: Radioactive
Direção: Marjane Satrapi
Elenco: Rosamund Pike, Sam Riley, Anya Taylor-Joy, Aneurin Barnard, Simon Russell Beale
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qui, 15/04/21
País: Reino Unido
Gênero: drama biográfico
Ano de produção: 2019
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme