RESENHA | ‘Bridget Jones: No limite da Razão’ mostra que nem sempre seguimos os próprios conselhos ou mudamos de fato

Natalia Gulias

|

8 de fevereiro de 2018

Helen Fielding retorna à narrativa da controversa e engraçada vida de Bridget Jones. A personagem cheia de dramas traz suas milhares de preocupações no primeiro livro de Fielding emagrecimento, amor, vontade de parar de fumar, entre outras. A primeira resenha que trata dessa personagem fala de alguns esteriótipos femininos que a personagem principal reforça, mas que são relevados por ter sido escrito em uma época com menos preocupação em relação a isso.

A narrativa sequencial segue o mesmo padrão de escrita descontraída que, ao primeiro momento é leve e gostosa de ler, porém pode ser cansativa e um pouco boba às vezes. Bridget e Mark Darcy estão juntos e nada parece entrar no caminho dos dois. Como a maioria das narrativas que envolvem mulheres, encontra-se nesta uma rivalidade entre Bridget e Rebecca e o troféu desta competição seria Mark, o que reforça novamente um clichê dos romances da mesma época: por duas mulheres pela disputa de um homem. Porém, pode-se ver que Bridget mostra pouco amadurecimento frente a esse novo obstáculo, o que põe seu relacionamento novo em risco.

É necessário não perder a esperança em Fielding, pois a autora parece ouvir as preces de leitores cansados de uma Bridget Jones tão manipulável e dá a sua personagem principal uma pitada de amadurecimento necessário para tornar essa leitura menos repetitiva. A leitura assemelha-se a um filme de comédia romântica que busca esbanjar um teor de feminilidade. Jones é uma personagem única e hilária e momentos de risada não faltarão ao longo da leitura e, por vezes, parece aquela amiga que nunca escuta os nossos conselhos e precisa passar por uma experiência ruim para aprender, por vezes dá vontade de pular dentro das páginas para ajudá-la a acordar para a vida.

A leitura nos faz perceber, no entanto, coisas sobre o próprio leitor: paciência, necessidade de ajuda e o quanto seguimos os nossos próprios conselhos para dar uma guinada em nossas vidas. É descontraída, apesar de demorar para mostrar alguma evolução na personagem.

FICHA TÉCNICA

PESO 0.615 Kg
PRODUTO SOB ENCOMENDA Sim
MARCA Record
I.S.B.N. 8501058157
ALTURA 21.00 cm
LARGURA 14.00 cm
PROFUNDIDADE 2.50 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 444
IDIOMA Português
ACABAMENTO Brochura
CÓD. BARRAS 9788501058157
NÚMERO DA EDIÇÃO 1
ANO 2000
MÊS ABRIL

Natalia Gulias

Uma vestibulanda de medicina de 17 anos usa seu curto tempo livre para ler bastante e descansar da pesada rotina de estudante.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman