RESENHA | ‘O Diário de Bridget Jones’ tem narrativa leve e humorística, o que faz a leitura ser rápida

Natalia Gulias

|

1 de fevereiro de 2018

O Diário de Bridget Jones de Hellen Fielding é o retrato da mulher moderna solteira na faixa dos trinta anos com todas as suas aflições, compulsões e promessas. Com a virada do ano se aproximando, Bridget faz o que a maioria das pessoas faz: promessas de ano novo que não serão cumpridas. Parar de fumar, emagrecer entre outras são as metas que Bridget começa a quebrar no momento em que recebe a oportunidade, mas, persistente, transforma seu diário em uma forma de controlar suas novas promessas. Bridget possui como meta mais importante o emagrecimento, o que reforça alguns estereótipos cansados dos filmes de comédia dos anos 2000.

Fielding faz uma frustrada e fraca tentativa de criticar os problemas da mulher moderna e as pressões que ela enfrenta, mas que é evidente. A personagem é exatamente como qualquer um de nós: pressionada pela sociedade e, principalmente, pela própria família. Sua vida amorosa importa tanto para a sua mãe que a mesma a apresenta a Mark Darcy, porém eles não simpatizam. Bridget é, na verdade, apaixonada por seu chefe, Daniel, que, estranhamente passa a ter interesse por ela também.

A narrativa é leve e humorística, o que faz a leitura ser rápida. Com todas as confusões presentes da vida dela, descobre que seu amado, na verdade, pretende se casar com outra pessoa. Os encontros e desencontros entre Bridget e Mark são irônicos e engraçados, como se o destino estivesse os passando a perna.

A leitura é “mamão com açúcar”, ou seja, falta algo. Apesar de sua representação cinematográfica ter conquistado milhares de pessoas com seus personagens hiper-caricaturados, ela não é um retrato fiel do livro, que por vezes é repetitivo e desinteressante, mas por outras vezes é hilário e bom para descontrair.

FICHA TÉCNICA

PESO 0.312 Kg
PRODUTO SOB ENCOMENDA Sim
MARCA Paralela
I.S.B.N. 9788584390380
REFERÊNCIA 14212
ALTURA 21.00 cm
LARGURA 14.00 cm
PROFUNDIDADE 1.50 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 288
IDIOMA Português
TRADUTOR Horta, Beatriz
CÓD. BARRAS 9788584390380
NÚMERO DA EDIÇÃO 1
PAÍS DE ORIGEM Brasil

Natalia Gulias

Uma vestibulanda de medicina de 17 anos usa seu curto tempo livre para ler bastante e descansar da pesada rotina de estudante.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman