RESENHA | “O que acontece quando um homem cai do céu” mostra potência feminina com originalidade e pungência

Aline Khouri

|

10 de julho de 2018

“Quando Enebeli Okwara soltou a filha no mundo, ele não sabia o que o mundo fazia com as meninas. Ele não sabia o quão rápido o orvalho dela evaporaria, como ela retornaria oca, sem as suas melhores partes”. Este parágrafo inicia o conto “Luz”, escrito por Lesley Nneka Arimah, que pertence ao livro O que acontece quando um homem cai do céu.
O trecho dá o tom de todas as outras histórias da autora nigeriana que cresceu no Reino Unido. Seus contos são fluidos, criativos, extremamente potentes e problematizadores e cativam rapidamente o leitor por meio de uma escrita terna e, simultaneamente, mordaz. “Luz” aborda a relação de um pai e de uma filha e mostra os desafios impostos pela expectativa social do que é ser mulher ou como uma mulher deve se portar. Este pai quer estimular sua filha a ser como é, diferentemente da mãe da menina que a reprime e censura até o ponto de comprometer a relação entre ambas.
As mulheres são as protagonistas de Arimah, que se dedica à exploração da violência e das imposições sobre elas e ao consequente desajuste das personagens. No primeiro conto da obra “O futuro parece bom”,  conhecemos alguns momentos da história de uma família que fazem com que a protagonista seja vítima de uma violência. Outro tema que se sobressai é a maternidade. Dois contos ilustram a preocupação da autora com o tema: “Acidental” e “Quem vai te receber em casa”.
No primeiro, mãe e filha utilizam um estratagema para sobreviver: elas lucram ao encenar quedas em estabelecimentos comerciais e a consequente culpabilização de outras pessoas. A abertura da história denuncia o que seria o início de uma complexa relação entre a mãe e a filha: “Você tinha seis anos da primeira vez que caiu. Antes disso, você era jovem demais para cair e tinha que ser derrubada, empurrada, como se escorregasse, para parecer autêntico. Você aprendeu a cair por uma questão de autopreservação, já que sua mãe empurrava muito forte, derrubava de muito alto”. Por meio de uma tensão perturbadora, a autora mostra uma adulta que foi exposta à violência desde a infância e obtém êxito ao esclarecer a relação entre este abuso e a subsistência da mãe e da filha.
Já “Quem vai te receber em casa” possui toques de realismo mágico e é capaz de conquistar até mesmo quem não é fã do gênero. Nele, a autora cria uma realidade onde as mulheres devem utilizar materiais diversos para fazer bebês que posteriormente se transformam em um bebê de carne e osso. A protagonista Ogechi diz que a mãe deve doar tudo de si para seu filho. De maneira enriquecedora, este universo alegórico expõe a romantização da maternidade e como as mulheres se sacrificam e perdem a si mesmas para cumprir esse papel. No conto que nomeia o livro, a escritora apresenta um mundo distópico e destruído pelas mudanças climáticas no qual o sofrimento é subtraído graças a especialistas chamados de matemáticos. É inegável a potência dos universos produzidos por Lesley Nneka Arimah. Trata-se de uma escritora que dispõe de uma série de recursos cujos contos são envolventes e imperdíveis.
Ficha técnica
Título: O que acontece quando um homem cai do céu
Autora: Lesley Nneka Arimah
Editora: Kapulana
Tradução: Carolina Facchin

Aline Khouri

Jornalista, com especialização em Cultura. Adora ler e escrever sobre pessoas e assuntos culturais, especialmente Literatura, Cinema e Teatro.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman