RESENHA | ’Para Fabricar Asas’ torna o universo lírico mais humano

Natalia Gulias

|

23 de janeiro de 2017

‘Para Fabricar Asas’ é uma coletânea de poesias compostas por Carmen Moreno. A harmonia estabelecida nos escritos embala o leitor em uma agradável e surpreendente experiência de descobrimento verso após verso, deliciando-se com os dizeres metafóricos sempre na medida correta, indo contra o comum exagero de figuras de linguagem, presente na maioria das poesias contemporâneas.

É difícil dizer se ‘Para Fabricar Asas’ segue uma receita de bolo sem erro para fazer o leitor se apaixonar por todas as poesias presentes na obra ou se contrapõe qualquer método usual de composição recorrente atualmente. A obra é impecável em seu trabalho de transformar emoções em palavras e tirar dos corações dos leitores as exatas metáforas que descrevem determinados sentimentos.

A obra possui uma leitura rápida e uma linguagem fluida, sem demasiado rebuscamento, destacando a beleza poética da escrita de Carmen Moreno, escritora premiada que não teme transitar e diversos gêneros e temáticas. Entre os assuntos abordados nas poesias, pode-se ver o amor, a morte, o autoconhecimento, a dor, a vida e outros.

Ao longo do livro pode-se notar que muitas vezes as poesias são permeadas de questionamentos diversos, expondo a questão existencial da escritora e suas grandes dúvidas frente aos assuntos de que trata e do mundo em si.

Além disso, é interessante observar o modo como a autora descreve o amor, como esse sentimento vai muito além da questão do belo e do compartilhamento, mas também como esse é um sentimento muito pessoal e que não só é bom, como também machuca. Moreno expõe o amor próprio como ferramenta importante do ser humano e assim deve ser, como ela retrata com uma citação de Oscar Wilde em um trecho do livro: “Quando aprendemos a gostar de nós mesmos estamos começando a única história de amor que pode durar a vida toda”.

O livro é recomendado para quem busca uma leitura agradável e rápida, aflorando diversas emoções surpreendentes ao longo da obra. Carmen Moreno expressa um trabalho formidável e de linguagem acessível, tornando o universo lírico cada vez mais humano e cada vez menos técnico.

FICHA TÉCNICA

ISBN 978-85-7823-157-6
122 p.
14x21cm
brochura
R$ 30,00

Natalia Gulias

Uma vestibulanda de medicina de 17 anos usa seu curto tempo livre para ler bastante e descansar da pesada rotina de estudante.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman